30 de junho de 2008

Três Idéias da Nike

O assunto talvez não seja novidade para alguns, mas como se trata de um blog sobre publicidade e marketing esportivo, acho importante postar sobre a apresentação da Nike e da R/GA no Cannes Lions 2008.

Stefan Olander, Diretor Global de Brand Connections da Nike, e Bob Greenberg, Chairman/CEO/Global Chief Creative Officer da R/GA, falaram sobre três idéias: The Nike ID, The Ballers Network e The Human Race.

Stefan começa falando sobre o espírito da Nike, que está em torno do slogan "Just Do It", que, segundo ele, é uma das frases mais poderosas de todos os tempos; e que, no passado, as brilhantes campanhas e o patrocínio de grandes atletas eram suficientes para que as pessoas se sentissem inspiradas a entrar no mundo da superação proposto pela Nike.

Na sequência Stefan afirma que hoje a marca está focada em algo muito maior do que "apenas" inspirar, ela quer que as pessoas vivam o "Just Do It".

Após esta introdução, Stefan Olander e Bob Greenberg apresentaram as três idéias que vão ao encontro deste objetivo.





O conceito do Nike iD é simples: permitir a customização dos tênis pelos consumidores.

Com o tempo, a idéia se transformou em algo maior. Surgiu o Nike iD Studio, nas "Niketowns", que contava com consultores em design que auxiliavam as pessoas na customização de seus tênis e a nova versão do Nike iD que estará disponível em Julho, onde os usuários terão muito mais liberdade para criar seus próprios calçados e compartilhar suas criações através de blogs, comunidades ou pelo próprio Nike iD.

Dessa forma, a empresa possibilitou a interferência direta no produto pelos usuários - algo temido por muitas marcas - e criou uma rede de interação em torno do projeto.






O approach da Nike é sempre tentar entender o que está acontecendo com determinada categoria e possibilitar a interação do real com o digital. No basquete, a tal inspiração gerada pelas campanhas com grandes atletas como Kobe Bryant e Lebron James fazem parte da estratégia da marca, mas era fundamental entender quais as motivações de pessoas "normais" para que elas jogassem cada vez mais.

Foi desenvolvido um aplicativo que é uma comunidade para os basqueteiros dentro do próprio Facebook, o Ballers Network.




Esta comunidade permite que o usuário combine uma partida com os amigos, que ele conheça novos jogadores, que ele coloque suas estatísticas pessoais no perfil e uma série de features que aumentam o nível de desafio e competitividade entre os membros da comunidade gerando um envolvimento entre aqueles que tem pelo menos um interesse em comum: acertar a bola no cesto.

Para se ter uma noção da amplitude do Ballers Network, o aplicativo é integrado com o GoogleMaps e tem catalogado cerca de 1700 quadras em todo o mundo. Ou seja, se você vai viajar, mas não quer abrir mão do seu basquete de sexta-feira, sem problemas; é só entrar no Ballers Network e ver quando será o próximo "21" na cidade onde você está.

Se eles não podem jogar contra Kobe e Lebron, nem ser melhor que eles, pelo menos eles irão tentar ser o melhor da região ou da turma. Esta foi uma das motivações que a Nike encontrou para a criação da comunidade.







A idéia, como já mostramos aqui no Radar Esporte, é juntar um milhão de pessoas para correr no dia 31 de Agosto. Basicamente, "The Human Race" tem a função de energizar a comunidade dos participantes do Nike +, além de, claro, gerar um grande awareness para a marca.

De novo temos a questão da rivalidade e da competição. Quando o usuário se inscreve no site, ele cria um perfil com algumas informações e pode acessar o perfil de corredores do mundo todo, pode criar equipes, desafiar outros corredores, comparar seu tempo com o de uma pessoa no Japão e uma série de funções que estimulam esta interatividade.

Ainda como forma de energizar a comunidade dos usuários do Nike+, foi criado um aplicativo - também dentro do Facebook -, o "My Nike+ Mini", onde você pode customizar sua própria versão animada que reflete de uma forma bem divertida a sua frequência nas corridas - cansaço se você não treina, disposição se você treina frequentemente e por aí vai.

Esta apresentação da Nike é uma verdadeira inspiração. Mais do que cases da marca, Stefan e Bob mostram como as empresas devem estar preparadas para se utilizar do meio digital para fazer acontecer na vida "real" através de um entendimento - muitas vezes simples - da motivação de seus consumidores; como fazer com que um slogan tome proporções maiores e passe a fazer parte da vida das pessoas e como idéias simples e bem executadas muitas vezes são o suficiente para que as pessoas se envolvam com aquilo que você está transmitindo.

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A apresentação da dupla Stefan Olander e Bob Geenber em Cannes está disponível - em inglês - no YouTube e foi dividida em cinco partes. A qualidade do áudio não está muito boa, mas dá pra acompanhar. De qualquer forma, este post foi um resumo das três idéias apresentadas por eles.


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