O assunto talvez não seja novidade para alguns, mas como se trata de um blog sobre publicidade e marketing esportivo, acho importante postar sobre a apresentação da Nike e da R/GA no Cannes Lions 2008.
Stefan Olander, Diretor Global de Brand Connections da Nike, e Bob Greenberg, Chairman/CEO/Global Chief Creative Officer da R/GA, falaram sobre três idéias: The Nike ID, The Ballers Network e The Human Race.
Stefan começa falando sobre o espírito da Nike, que está em torno do slogan "Just Do It", que, segundo ele, é uma das frases mais poderosas de todos os tempos; e que, no passado, as brilhantes campanhas e o patrocínio de grandes atletas eram suficientes para que as pessoas se sentissem inspiradas a entrar no mundo da superação proposto pela Nike.
Na sequência Stefan afirma que hoje a marca está focada em algo muito maior do que "apenas" inspirar, ela quer que as pessoas vivam o "Just Do It".
Após esta introdução, Stefan Olander e Bob Greenberg apresentaram as três idéias que vão ao encontro deste objetivo.
O conceito do Nike iD é simples: permitir a customização dos tênis pelos consumidores.
Com o tempo, a idéia se transformou em algo maior. Surgiu o Nike iD Studio, nas "Niketowns", que contava com consultores em design que auxiliavam as pessoas na customização de seus tênis e a nova versão do Nike iD que estará disponível em Julho, onde os usuários terão muito mais liberdade para criar seus próprios calçados e compartilhar suas criações através de blogs, comunidades ou pelo próprio Nike iD.
Dessa forma, a empresa possibilitou a interferência direta no produto pelos usuários - algo temido por muitas marcas - e criou uma rede de interação em torno do projeto.
O approach da Nike é sempre tentar entender o que está acontecendo com determinada categoria e possibilitar a interação do real com o digital. No basquete, a tal inspiração gerada pelas campanhas com grandes atletas como Kobe Bryant e Lebron James fazem parte da estratégia da marca, mas era fundamental entender quais as motivações de pessoas "normais" para que elas jogassem cada vez mais.
Foi desenvolvido um aplicativo que é uma comunidade para os basqueteiros dentro do próprio Facebook, o Ballers Network.
Esta comunidade permite que o usuário combine uma partida com os amigos, que ele conheça novos jogadores, que ele coloque suas estatísticas pessoais no perfil e uma série de features que aumentam o nível de desafio e competitividade entre os membros da comunidade gerando um envolvimento entre aqueles que tem pelo menos um interesse em comum: acertar a bola no cesto.
Para se ter uma noção da amplitude do Ballers Network, o aplicativo é integrado com o GoogleMaps e tem catalogado cerca de 1700 quadras em todo o mundo. Ou seja, se você vai viajar, mas não quer abrir mão do seu basquete de sexta-feira, sem problemas; é só entrar no Ballers Network e ver quando será o próximo "21" na cidade onde você está.
Se eles não podem jogar contra Kobe e Lebron, nem ser melhor que eles, pelo menos eles irão tentar ser o melhor da região ou da turma. Esta foi uma das motivações que a Nike encontrou para a criação da comunidade.
A idéia, como já mostramos aqui no Radar Esporte, é juntar um milhão de pessoas para correr no dia 31 de Agosto. Basicamente, "The Human Race" tem a função de energizar a comunidade dos participantes do Nike +, além de, claro, gerar um grande awareness para a marca.
De novo temos a questão da rivalidade e da competição. Quando o usuário se inscreve no site, ele cria um perfil com algumas informações e pode acessar o perfil de corredores do mundo todo, pode criar equipes, desafiar outros corredores, comparar seu tempo com o de uma pessoa no Japão e uma série de funções que estimulam esta interatividade.
Ainda como forma de energizar a comunidade dos usuários do Nike+, foi criado um aplicativo - também dentro do Facebook -, o "My Nike+ Mini", onde você pode customizar sua própria versão animada que reflete de uma forma bem divertida a sua frequência nas corridas - cansaço se você não treina, disposição se você treina frequentemente e por aí vai.
Esta apresentação da Nike é uma verdadeira inspiração. Mais do que cases da marca, Stefan e Bob mostram como as empresas devem estar preparadas para se utilizar do meio digital para fazer acontecer na vida "real" através de um entendimento - muitas vezes simples - da motivação de seus consumidores; como fazer com que um slogan tome proporções maiores e passe a fazer parte da vida das pessoas e como idéias simples e bem executadas muitas vezes são o suficiente para que as pessoas se envolvam com aquilo que você está transmitindo.
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A apresentação da dupla Stefan Olander e Bob Geenber em Cannes está disponível - em inglês - no YouTube e foi dividida em cinco partes. A qualidade do áudio não está muito boa, mas dá pra acompanhar. De qualquer forma, este post foi um resumo das três idéias apresentadas por eles.
30 de junho de 2008
Três Idéias da Nike
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