1 de julho de 2008

Castrol larga na frente

A Castrol renovou seu contrato com a Fifa até 2014 e é o primeiro grande parceiro para a Copa que será disputada no Brasil. Os valores não foram divulgados, mas comentam que é a maior cota de patrocínio feita pela empresa.

Após apoiar a Euro 2008, a empresa já planeja ativar a campanha globalmente, que se baseia "Castrol Performance Index", base de dados, performances e estatísticas do futebol, que contou com o apoio do técnico do Arsenal Arsène Wenger e Ottmar Hitzfeld.

O plano de marketing e patrocínio da Fifa segue uma hierarquia. Seis parceiros fixos da entidade, Adidas, Coca-Cola, Emirates Airlines, Hyundai, Sony e Visa; seis patrocinadores da Copa do Mundo, Anheuser-Busch, Continental, McDonald's, MTN, Satyam e agora Castrol, restando mais duas cotas; e seis patrocinadoras locais do país-sede do evento.

Como sempre comentamos aqui no Radar Esporte, esta adesão da cota de patrocínio não é garantia de resultados, ainda mais sem ações complementares para a marca. Porém, para a Copa de 2014 seis empresas brasileiras poderão adquirir uma cota de patrocínio e se lançarem para o mundo, já que são mais de 26 milhões de espectadores. Acredito que muito mais que um simples patrocínio, as empresas já podem alinhas suas estratégias e operações para deixarem de serem marcas nacionais e se inserirem em mercados estrangeiros após 2014.

São 6 anos para as empresas se planejarem. Será que teremos alguma novidade até lá?

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