2 de julho de 2008

Com a cabeça na Europa e com o olho na Copa

Agora é oficial. Na noite desta segunda-feira, o Conselho Deliberativo do Palmeiras aprovou a construção da Arena Multiuso Palestra Itália, que irá substituir o estádio do Parque Antarctica, por 163 votos a três, com sete abstenções.

O novo estádio deve abrigar 45 mil pessoas (inclusive com 4 mil lugares para imprensa) e substituirá o atual Palestra Itália com capacidade para 32 mil pessoas. A obra que começa ainda este ano e será concluída em dezembro de 2010 será feita pela empresa W.Torre e está orçada em aproximadamente R$ 265 milhões.

Pensando em abrigar jogos da Copa de 2010, a Arena Multiuso Palestra Itália será o primeiro estádio Fifa do país e terá os mesmos traços dos estádios do Sporting e Benfica, ambos em Lisboa, que foram repaginados pelo arquiteto português Tomás Taveira.

O projeto conta também com quatro restaurantes (sendo um panorâmico para o campo), lanchonetes, um edifício social, um edifício poliesportivo, reformas e benfeitorias em todas as instalações do clube, além de mais de 250 camarotes. Com tecnologia de ponta, a arena contará com projetos de sustentabilidade no que diz respeito a uso e re-uso de água e energia elétrica.

Para a primeira partida, o Palmeiras planeja reviver a disputa do Mundial de Clubes de 1951 (não reconhecido pela Fifa) contra o Juventus, da Itália. Na ocasião o Palestra Itália se sagrou campeão com uma vitória por 1x0 em São Paulo (Morumbi) e um empate de 2x2 no Rio de Janeiro (Maracanã).

Com a aprovação e construção da Arena Multiuso Palestra Itália, o Palmeiras dá um passo enorme para se aproximar dos clubes europeus. Muitas vezes falamos que futebol nós temos para competir, mas que falta muita organização e planejamento, porém, desta vez temos um clube se estruturando de forma admirável.

O atual estádio já abriga shows (recentemente Ozzy Osbourne, Iron Maiden e Evanescence) e futuramente terá estrutura para abrigar inúmeros eventos, o que irá aumentar, e muito, a rentabilidade do estádio. Assim como na Europa, o Palmeiras terá condições de faturar como estádio nos 365 dias do ano e não apenas nos dias de jogos.

Para completar estas ações, o clube poderia utilizar o espaço em parceria com os patrocinadores e com sua própria história. Será uma ótima chance para gerar o que falamos de “experience no ponto-de-venda”.

Ontem aqui no Radar Esporte falamos da Castrol, que largou na frente e garantiu sua cota de patrocinio para 2014 e agora temos um clube se estruturando e saindo na frente para abrigar os jogos. Agora vamos esperar....

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