10 de julho de 2008

Líderes do Futebol

Nos dias 7 e 8 de Outubro irá acontecer em Chelsea, na Inglaterra, o Leaders in Football, um evento para abordar os negócios que envolvem o futebol. Clubes, ligas, federeções e grandes marcas estarão presentes para apresentações, debates - e, claro, muito netoworking - que têm como objetivo trazer insights para o desenvolvimento do futebol.

Executivos de marketing de grandes marcas e organizações como NBA, uefa.com, bwin, Chelsea FC, MLS, F1 irão apresentar cases e realizar workshops durante estes dois dias.

Uma das apresentações que mais me chamou a atenção é a que será realizada por Scott O'Neil, Senior VP de Marketing e Vendas da NBA, uma das organizações esportivas mais bem sucedidas do mundo. Scott é um dos responsáveis por alcançar os mais altos níveis de presença nos jogos de todos os tempos e por criar um Guia de Boas Práticas para os times da NBA e WNBA com o intuito de estruturar os esforços de marketing das equipes - que, aliás, seria muito bem vindo aqui no Brasil.

O evento, como já era de se imaginar, é bem exclusivo e limitado a 1000 participantes.

Abaixo vocês podem conferir a lista dos participantes, mas já posso adiantar que a CBF não está presente, pelo menos até o momento.

3
Adidas
Aston Villa
ATP
Australian FA
Barcelona
Bayern Munich
BBC
Bet365
Bolton Wanderers
BSkyB
Bundesliga
Bwin
Carlsberg
Chang
Chelsea FC
Coca Cola
Continental
Coral
Derby County
Emirates
EPFL
Eurosport
Everton
F1
Ford
Fulham
Indian Premier League
La Liga
LG
Ligue
Littlewoods Pools
Liverpool FC
Manchester City
Manchester United
Mansion
Microsoft
MLS
Nationwide
NBA
New Era
Newcastle United
NFL
Nigerian Football League
Nike
O2
Orange
Portsmouth
Powerboat P1
RFU
Setanta
Sony
South African Premier League
The FA
The Football Foundation
The Football League
The Premier League
Tottenham Hotspur
UEFA
Vodafone
Wembley

Sem querer menosprezar a importância do futebol nigeriano e sulafricano, mas até as suas confederações já estão confirmadas para o evento. Tudo bem; pode ser que a CBF acabe marcando presença, mas a confederação de um país que é o único pentacampeão do mundo e que exporta jogadores para os principais clubes já deveria estar com sua presença confirmada.

Nosso futebol passa por um momento crítico e, dentro deste cenário cada vez mais globalizado, podemos ficar para trás de uma vez por todas se não estivermos alinhados às melhores práticas deste grande negócio que hoje é o futebol.

Já falamos de algumas iniciativas partindo de clubes e patrocinadores aqui no Radar Esporte, mas é fundamental que a CBF lidere este processo.

Nenhum comentário: