A Pepsi trouxe para o Brasil a campanha “Youniverse”, que já é sucesso no exterior e aproxima os fãs dos craques do futebol mundial.
Na pagina http://www.pepsiyouniverse.com.br/ , que funciona como uma comunidade virtual, os internautas poderão, por meio de um quiz, traçar seu próprio perfil e fazer uma combinação com os craques, além de ver o tipo de torcedor que são (“leal”, “galera”, “guerreiro”, “roxo”, “boleiro” e “técnico”).
Desta forma, além de se conhecer melhor, o torcedor poderá conhecer curiosidades pessoais de seus ídolos, como por exemplo, como os mesmos lidam com a família, quais são os seus sonhos, seus valores e desejos.
Mais do que uma ‘brincadeira’, o Pepsi Youniverse é um ponto de intersecção com fãs de futebol do mundo todo. A marca quer criar uma comunidade para jovens que curtam o esporte ou que ao menos sejam fãs dos jogadores. Com o cadastro efetuado, é possível configurar uma página de e-mails para receber mensagens de outros membros da comunidade, colocar suas fotos preferidas e se conectar com o mundo.
A comunidade começa com a imagem dos protagonistas da última campanha da Pepsi encarnando personagens escolhidos por consumidores dos quatro continentes. Na seqüência, o usuário ‘escuta o apito inicial’ e começa o jogo. O diferencial do quiz proposto pelo Pepsi Youniverse é o formato; no lugar de perguntas e respostas, o internauta vai se deparar com uma série de imagens e escolherá a que mais se encaixe com seu estado de espírito.
No final do quiz, o internauta tem a resposta do perfil de torcedor que é, além de ver com qual craque se assemelha mais entre os jogadores patrocinados pela marca (Ronaldinho Gaúcho, Beckham, Henry, Messi, Fabregas e Lampard),
Ainda no site, a Pepsi disponibiliza conteúdos para download, bastidores da gravação do último comercial e um game baseado na campanha.
Acredito que está foi uma ótima maneira de explorar a imagem dos craques patrocinados pela empresa. Muitas marcas investem milhões em jogadores mas só aproveitam em comerciais e fotos, porém, desta maneira o consumidor realmente consegue criar uma interatividade através da campanha realizada pela Pepsi. Ponto para marca...
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