6 de junho de 2008

Time do coração

Recentemente li um artigo que falava sobre uma pesquisa da MindShare Argentina que foi realizada para mensurar o grau de fanatismo dos ‘hermanos’ pelo futebol. Foram entrevistadas trezentas pessoas, e os resultados são bem interessantes:

- 76% dos entrevistados se considera torcedor de algum time de futebol argentino;

- Destes 76%, 23% se considera ‘muito fanático’ – vai ao estádio nos finais de semana e se dispõe a viajar para jogos em outras cidades;

- 46% reconheceu que é torcedor de um determinado clube por tradição familiar, enquanto que 21% dos torcedores apóiam o clube do qual são sócios desde crianças;

- Ainda tentando entender as origens da preferência por um clube, surgiram respostas como “gostei do time sem qualquer motivo aparente”, “através de um conhecido” e “por suas conquistas”; e apesar de aparecerem com menor porcentagem, a última resposta é considerada o principal estímulo que geraram novos torcedores – principalmente crianças - do Boca Juniors na década atual, clube com maior torcida no país (43%).

Apesar de a pesquisa ter sido realizada na Argentina, podemos fazer um paralelo com Brasil, não? Se uma pesquisa como essa tivesse sido realizada por aqui, tenho certeza que teríamos resultados bem parecidos. Muitos torcedores são paulinos da minha geração ouviram que só se tornaram tricolor devido aos mundiais conquistados na década de 90 – mas podem ter certeza que não foi o meu caso. =)

Outra coisa que me veio à cabeça depois de ler os resultados desta pesquisa foi a iniciativa Batismo Tricolor, que é uma espécie de batizado, porém sem conotações religiosas, onde há uma cerimônia para tornar a criança um são paulino ‘oficial’.

E vocês, já pararam pra pensar como escolheram o time do coração?

Um comentário:

Bruno disse...

Muito bom!
Com certeza o momento vivido pelo clube pesa na hora da decisão. A década de 90 fez a torcida do São Paulo crescer muito.
No meu caso acho que foi um pouco de tudo...família, pessoas ao redor e algo que não tem como explicar que com certeza é uma forte paixão!