28 de junho de 2008

Soccer. Agora vai?

Saiu no dia 25 de Junho, na AdAge, um artigo da Jennifer Patterson sobre como impulsionar de vez o soccer - o futebol dos americanos - e ontem o MMOnline veiculou uma tradução da matéria. Para quem quiser ler a matéria na íntegra, é só clicar aqui ou aqui.

Jennifer começa o artigo falando que existe atualmente um debate sobre quando o soccer irá se popularizar de uma vez por todas nos Estados Unidos, e pergunta se uma campanha publicitária não seria suficiente para fazer o soccer deslanchar. Depois disso, ela levanta alguns fatos sobre o futebol nos EUA que nos ajudam compreender melhor o cenário.

Como já sabemos, a Major League Soccer (MLS) tem contratado jogadores de peso como David Beckham, que trazem mais glamour para a liga e ajudam na exposição da modalidade entre os americanos - Beckham já vendeu mais de 300 mil camisetas, superando até os astros Lebron James e Kobe Bryant. Ou seja, tudo indica que se a liga continuar trazendo jogadores como ele, é bem provável que o esporte conquiste cada vez mais fãs.

Jennifer coloca que os jogos da MLS estão com um público médio que rivaliza com a NBA e a NHL. As três ligas possuem média entre 16,5 mil e 17,5 mil pessoas por partida. Apesar do nível ser o maior desde a primeira temporada da Major League, acredito que não podemos colocar no mesmo nível de comparação estádios e ginásios. Mesmo que os números sinalizem para um crescimento, o nível de ocupação dos estádios ainda é, no geral, bem menor que a capacidade.

Os nomes dos times também são um problema para a liga, segundo Patterson. Mas aqui é necessário analisar até que ponto isso faz parte da cultura americana ou se não é melhor, neste caso, se inspirar em países da Europa e no Brasil.

O que vocês acham? Uma campanha publicitária, como a própria Jennifer afirmou, seria o bastante para "catapultar o movimento das massas, convencer os fãs dos esportes americanos que o futebol tem toda a paixão, suspense, rivalidade e consumo extremo de cerveja que eles querem de um verdadeiro esporte"?

Particularmente, acredito que uma campanha publicitária é apenas uma das pontas do processo.

Não tem jeito, a atenção se volta para onde estão os melhores jogadores e o dinheiro, e hoje a Europa é este lugar. E isso também é uma das barreiras culturais, já que os americanos (a grande massa) têm dificuldades em aceitar um esporte no qual eles não figuram entre os melhores.

Sem tudo isso que já está sendo feito - e algumas correções no meio do percurso -, a campanha não daria conta do recado. O soccer vem caminhando, mesmo que lentamente, para um futuro tão promissor como o das outras ligas americanas. Tanto é verdade que estão investindo no esporte. A Nike patrocina a seleção norte-americana, em 1994 o país foi sede da Copa do Mundo, a liga está fechando com patrocinadores importantes como Xbox 360, aumenta o número de jogadores jogando fora do país, o futebol feminino é de altíssima qualidade e, além disso, o esporte de uma maneira geral tem uma excelente infra-estrutura no país.

Parece que a lição de casa eles estão fazendo...

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