A Major League Soccer (MLS) começa daqui a 10 meses e um de seus times, o Seattle Sounders, está sem técnico e tem apenas um jogador na equipe. No entanto, isto não impediu que o time conseguisse fechar um patrocínio com a Microsoft.
A empresa deve investir no clube $ 4 milhões por temporada por um período de 5 anos e irá estampar a parte frontal do uniforme do Sounders, o que não é muito comum na maioria dos esportes nos Estados Unidos. Além do futebol, lá isto só ocorre no tênis, no golfe e no automobilismo.
Apesar de não ser nenhuma novidade no Brasil e em outras potências do futebol como a Europa, os americanos consideram este tipo de intervenção no uniforme algo não muito elegante mesmo com toda a visibilidade que proporciona ao patrocinador. Mas quem acompanha o futebol sabe que a habilidade em negociar este espaço por um bom valor é sustentada por clubes bem estruturados e de alta confiabilidade. Alguém duvida que o Manchester United, que recebe um investimento na ordem de $ 26 milhões, é uma dessas equipes?
No Brasil é impensável, pelo menos atualmente, pensar no times de futebol sem o patrocinador marcando presença nos uniformes. Algumas marcas chegam a se misturar com a história do clube. Quem não se lembra de Palmeiras e Parmalat, Corinthians e Kalunga ou São Paulo e IBF?
Mas nos Estados Unidos as grandes modalidades nunca estamparam a marca do patrocinador nos uniformes e, da mesma forma que aqui tivemos parcerias memoráveis entre clubes e patrocinadores, lá as marcas atuam mais no backstage, dando suporte a infra-estrutura da equipe. Nos EUA isto é uma questão cultural também, e não só 'vamos faturar com isto'.
Eu, por exemplo, não consigo enxergar um patrocinador estampado no uniforme - da forma como é feito no brasil - no uniforme do Chicago Bulls, do Dallas Cowboys ou do New York Yankees; mas, como já disse, hoje também não vejo o contrário no futebol brasileiro.
O que vocês acham?
É possível que o patrocinador não estampe sua marca nos uniformes brasileiros ou hoje ele já faz parte do jogo?
28 de maio de 2008
Microsoft patrocina time de futebol.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário