1 de maio de 2008

Pan-Rio 2007, Copa do Mundo de 2014... mas e depois?

Depois de ler o último post do Bruno, resolvi procurar mais informações a respeito dos estádios onde serão relizadas as partidas da próxima Copa do Mundo da África do Sul, que irá acontecer em 2010.

Ao ver o que aconteceu após os Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro (2007), onde alguns complexos estão sendo subutilizados, como é o caso do Parque Aquático Maria Lenk, fui procurar saber se os gradiosos projetos da Copa de 2010 também possuiam alguma estratégia de funcionamento para o período que viria após o evento.

Sabemos que grandes eventos como a Copa do Mundo, as Olímpiadas e os Jogos Panamericanos atraem grandes investimentos, geram empregos e colaboram na modernização do complexo esportivo, mas o que é imprescindível, na minha opininão, é utilizar toda esta nova estrutura a favor da população dinfundindo a cidadania e a cultura do esporte no país; e isso acontece muito pouco. Algumas arenas passam a ser administradas por algum clube, como é o caso do Engenhão, que vai ser administrado pelo Botafogo pelos próximos 20 anos, mas é preciso ainda mais.

Todos os projetos deveriam apresentar um plano de funcionamento consistente que fosse muito além do evento e que pudesse ser gerenciado pelo Estado, como é feito em Cuba, que tem obtido excelentes resultados em competições de alto nível como as Olímpiadas – a iniciativa privada é importante, sim; mas o Estado deve prover o mínimo de estrutura.

Poderia se criar escolinhas para crianças carentes, times de categorias de base, centros de estudo da biomecânica do esporte, workshops para técnicos e preparadores físicos, centros de treinamento de alto nível, além de estrutura para shows e eventos etc. As possibilidades são diversas e temos na mão uma grande oportunidade para fomentar a ação em torno do esporte em diferentes regiões – os estádios da Copa do Mundo do Brasil de 2014 devem estar espalhados por pelo menos oito estados.

É um assunto que preocupa e que merece atenção, ainda mais se levarmos em conta alguns exemplos recentes que tivemos.

É muito investimento para que, após o término do evento, estes lugares fiquem às moscas, literalmente.

Nenhum comentário: