19 de maio de 2008

Anúncio de Oportunidade?

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - CBDA - assinou hoje um contrato com a Gol Linhas Aéreas Inteligentes. O acordo, que não teve valores divulgados, terá duração de um ano e irá garantir passagens aéreas nacionais para os eventos dos cinco esportes olímpicos da CBDA – natação, pólo aquático, saltos ornamentais, nado sincronizado e maratonas aquáticas.

"O contrato com a Gol nos dará a oportunidade de realizar clínicas (cursos) para atletas de todo o país com os maiores especialistas das modalidades e nossos grandes ex-atletas. Já temos um projeto para trazer nadadores de talento olímpico, de todas as categorias, para um período de aprendizado e treinamento no Parque Aquático Maria Lenk, com acesso a alta tecnologia nos esportes aquáticos" – informou Coaracy Nunes Filho, presidente da CBDA.

--

Eu já vejo de outra forma. A equipe de natação brasileira é uma das grandes expectativas de medalhas nos Jogos de Pequim, e, no caso do novo patrocinador, esta é uma grande chance de associar sua marca a imagem de atletas vitoriosos quando estes voltarem com suas medalhas.

Toda a importância que o Coaracy deu ao acordo cai por terra quando vemos a duração do contrato - um ano. Permitir que os atletas da CBDA viajem de graça para as competições é de grande ajuda - ainda mais em um país de dimensões continentais como o nosso - e irá viabilizar as clínicas citadas pelo presidente, mas por um ano apenas. Será que um ano só basta?

Ou seja, você começa a desenvolver um projeto de realização de clínicas (fundamental), fornecimento de melhores condições para os atletas e, coincidentemente, um ano após as Olimpíadas tudo isto acaba? De que adianta? Não sou contra o apoio da Gol de maneira alguma, só fico me questionando porque continuamos 'investindo' no esporte no curto prazo. Quando veremos mais casos como o do Banco do Brasil no vôlei e do próprio Correios na natação? Este tipo de investimento, sim, traz retorno para o esporte, para o patrocinador e para os atletas. Só para se ter uma idéia, o Correios já está com a CBDA há mais de 15 anos e investe R$ 8 milhões anuais no esporte.

Mas não tem problema, um ano antes das Olimpíadas de Londres os apoios voltam, os patrocínios brotam e os anúncios de página dupla também. E todo mundo vai achar que está tudo bem...

Nenhum comentário: