6 de maio de 2008

Uniforme 3. Para o clube, para o torcedor ou para o fabricante?

Recentemente vimos muitas matérias sobre o uniforme 3 dos clubes. Palmeiras estreou em 2007 a camisa verde-limão, a mesma cor utilizada no uniforme do Chelsea, da Inglaterra e para surpresa de muitos, o uniforme agradou a torcida e até virou amuleto de sorte.
Por sua vez, o Corinthians lançou o terceiro uniforme na cor roxa, tom impactante e para causar impacto. Segundo a fornecedora de material esportivo do clube, o roxo é uma homenagem aos torcedores fanáticos do Corinthians. Luís Paulo Rosenberg, vice-presidente de marketing do Corinthians, explicou por quê. "Branco e preto é a nossa eterna tradição, mas o roxo é a cor da nossa paixão. Daqui pra frente, falou roxo, falou Timão", disse (fonte: UOL Esporte).
O uniforme causou polemica e virou alvo da torcida organizada, que até pichou os muros do Parque São Jorge com a frase “Roxo não”.

As opiniões sobre os uniformes são diversas. Mesmo agradando a maioria dos palmeirenses, o verde-limão é visto de uma forma negativa por alguns, que dizem que o Palmeiras não é “grifa-texto”. Por outro lado, encontramos corintianos dizendo que a Nike acertou na mosca na escolha da cor.

O que parece é que o uniforme do Palmeiras foi lançado sem muita expectativa pela Adidas, mas até esgotou em algumas lojas do ramo. Já o caso do Corinthians faz parte de uma série de ações que a diretoria de marketing do clube vem fazendo,como a camisa “Nunca vou te abandonar”, mas parece que não pegou.

É claro que o objetivo dos uniformes é vender, mas muito mais do que isso representa uma grande oportunidade para o fornecedor se aproximar dos torcedores e o clube trabalhar sua marca. Porém esta marca que tanto falamos tem um manual de identidade visual? Ou fica a cargo da torcida decidir se pode ou não?

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