13 de maio de 2008

Jogos universitários chamam a atenção de grandes marcas. E o esporte?

Quem conhece ou já ouviu falar do esporte universitário nos Estados Unidos sabe que estamos longe daquele modelo de organização e profissionalismo. As universidades norte-americanas podem ser comparadas com grandes clubes brasileiros, mas mesmo assim corremos o risco de ficar atrás no que diz respeito aos dois critérios citados acima.

Porém, grandes marcas estão descobrindo o potencial dos jogos universitários. Em média, estes duram quatro dias com um público perfeitamente segmentado. Muito mais do que universitários, podem ser classificados por jovens que gostam de festas, esporte e têm potencial de consumo.

Pensando nisso, a agência Bullet criou campanha promocional para as linhas AXE e Close up, da Unilever com o intuito de colocar as marcas em contato com público jovem por meio do conceito ‘AXE + Close up, a dupla perfeita para você chegar junto’.

A campanha irá começar com entrega de kits nas faculdades que participam de jogos como JUCA (Jogos Universitários de Comunicação e Arte), Economíadas (Jogos Universitários das Faculdades de Economia e Administração) e Interodonto (Jogos Universitários das Faculdades de Odontologia), seguida de ações já nas cidades sedes.

O sucesso da campanha e a ligação entre a marca e o público jovem parece ser questão de tempo (pouco, alias). As marcas estarão inseridas em um contexto totalmente ligado ao conceito desenvolvido. Porém, estou me questionando com a falta de ações realmente ligadas ao esporte. Quem já participou sabe que o clima de festas destes jogos dura 24 horas por dia, mas o pretexto disso tudo (teoricamente) é o esporte.

No JUCA do ano passado a Red Bull realizou uma ação com algumas equipes, distribuindo energético nos vestiários para os jogadores. Claro que o que estava por traz dos atletas precisarem da bebida era a falta de sono causada pelas festas, mas foi uma ação voltada aos jogadores.

Será que as marcas não enxergam potencial no esporte universitário? Ou será que a chance de aparecer é muito pequena? Acredito que o incentivo ao esporte universitário não custe tão caro para grandes marcas e podem gerar um enorme resultado...para as marcas e principalmente ao esporte.

O Radar Esporte estará no JUCA 2008 e trará informações da ação desenvolvida pela Bullet.

4 comentários:

Bruno Scartozzoni disse...

Dida e Bruno,

Parabéns pelo blog! Sensacional. Sentia falta de alguém falando especificamente sobre esse assunto.

Aproveitando a deixa, gostaria que vocês comentassem sobre um assunto que vem me chamando atenção há algum tempo: esporte para adultos.

Publiquei um post sobre isso no PromoPlanners.

http://promoplanners.blogspot.com/2008/03/esporte-para-adultos.html

Abraço,
Bruno

Guilherme disse...

Dida, por favor, me passe seu email.
Abs,
Guilherme.

Dida disse...

Guilherme,

didainchili@gmail.com

Dida disse...

Bruno, com certeza!!! Vamos procurar mais informações para falar sobre o assunto.

Abs,