20 de maio de 2008

Automobilismo é mais atrativo que o futebol.

De acordo com matéria veiculada hoje no Gazeta Mercantil, o Índice J. Cocco (IJC), da J. Cocco Sport Mkt, indica que o automobilismo passou o futebol e se tornou a modalidade mais atraente para patrocinadores e investidores.

Desde o lançamento da ferramenta em outubro de 2006 o futebol nunca havia deixado de ser a modalidade número 1. O índice do futebol caiu de 1.535 pontos em outubro de 2006 para 1.481 pontos em abril deste ano, enquanto que o automobilismo subiu de 1.402 pontos para 1.497.

A pesquisa é feita a cada seis meses e considera 55 modalidades, e inclui diversas modalidades como atletismo e o xadrez. O índice considera 20 critérios para a análise como adequação ao público masculino e feminino, faixas etárias, ídolos, geração de consumo, visibilidade na mídia e agregação de tecnologia e status.

Segundo José Estevão Cocco, presidente da empresa, "O futebol depende somente do jogo em si e não cria um evento de entretenimento, o que o automobilismo aprendeu a fazer muito bem" .

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Métricas a parte, este estudo possui alguns critéios importantes e que apenas sinalizam para aquilo que já abordamos aqui no Radar Esporte em outros posts: a experiência de assistir a uma partida. Experiência esta que envolve desde a compra dos ingressos até o momento em que o torcedor sai do estádio.

Enquanto o automobilismo é um evento que consegue trabalhar em vários níveis de promoção, o futebol ainda precisa desenvolver a mesma habilidade se quiser fazer das partidas uma experiência integrada que seja capaz de abordar aquele torcedor também como um consumidor.

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