No ano que vem se completam 15 anos da morte de Ayrton Senna, um dos maiores (senão o maior) ídolos do Brasil. Em 2009, também será comemorado 15 anos do Instituto Ayrton Senna, planejado pelo piloto e concretizado por sua família.
Desde a criação do Instituto, sua meta principal tem sido trabalhar para criar oportunidades de desenvolvimento humano a crianças e jovens brasileiros, em cooperação com empresas, governos, prefeituras, escolas, universidades e ONGs.
Só em 2007 foram 1.350.532 de crianças e jovens beneficiados, 67.350 educadores formados, 10.670 escolas, ONGs e universidades parceiras, 1.360 municípios atingidos e 25 estados contemplados.
Além de um Instituto com seu nome, Senna, antes de sua morte, criou uma marca. Esta idéia, de criar uma marca com seu nome veio de um amigo. Como Ayrton mesmo definiu: “Dediquei-me, pessoalmente, a buscar a melhor estrutura, com os melhores profissionais, visando desenvolver um projeto sólido e voltado para o mundo. Tudo foi exaustivamente pensado para dar certo. E deu.”.
Esta preocupação com a qualidade de tudo que estava sendo preparado tinha uma razão clara, era seu nome que estaria assinando os produtos.
Os números mostram que o mito Ayrton Senna se mantém forte até hoje. Os negócios envolvendo a imagem do piloto sempre estão em alta. Hoje, existem produtos com as marcas Senninha, Senninha Baby e Senna. De alimentos a motos, passando pelos sofisticados relógios Ayrton Senna, da Tag Heuer, iates e canetas. O cuidado com a imagem do piloto e das marcas é tão importante que o próprio Instituto mantém um estúdio com mais de 30 pessoas responsáveis pelo design dos personagens e pelo controle da imagem e da qualidade dos produtos.
Mesmo após 15 anos de sua morte, o ídolo continua na cabeça das pessoas. Em uma pesquisa realizada em 2006 pela Young & Rubicam, que avalia a percepção de marca pelos consumidores brasileiros mostrou que, o tri-campeão ainda aparece como personalidade que mais inspira confiança, simpatia e admiração. Na ocasião as 5 primeiras personalidades mais valiosas do país foram:
1.) Ayrton Senna
2.) Jô Soares
3.) Xuxa
4.) Ronaldinho Gaúcho
5.) Gisele Budchen
Isso tudo mostra a capacidade de um ídolo transformar sua imagem em uma marca valiosa. Muito mais do que troféus, produtos licenciados e saudade, Ayrton Senna deixou uma lição para os esportistas: a imagem construída vai muito além das páginas dos jornais.
Já está sendo preparada uma campanha para a comemoração dos 15 anos do Instituto.
16 de maio de 2008
O poder de um ídolo.
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