15 de julho de 2009

Palmeiras com diretoria racional | É isso que a torcida quer?

A novela da contratação de Muricy Ramalho terminou com final triste para os torcedores, mas trouxe resultados bastante significativos.

Independente da qualidade da negociação, que foi muito criticada por ter sido exposta demais, a diretoria do clube agiu com estrema frieza e racionalidade ao desistir da contratação na hora que atingiu o valor teto que estava disposta a pagar.

Provavelmente se fosse outro dirigente no lugar, teria aceitado o valor e apresentado o técnico aos torcedores. Porém, o Palmeiras já está com problemas financeiros e realmente não poderia pagar.

Outro fato curioso disso tudo foi o anúncio feito pelo twitter do presidente Luiz Gonzaga Belluzzo visando que todos tivessem acesso à informação ao mesmo tempo.

Parece que a transparência finalmente vai ser a palavra que irá rodear a administração de algum clube, mas fico me questionando sobre os resultados a curto prazo. Será que os torcedores estão dispostos a esperarem as conseqüências de uma administração mais séria e racional?

Os torcedores estão acostumados com resultados imediatistas. Querem a vitória, o título, o motivo para caçoarem dos rivais e só. Não estão preocupados com a saúde financeira do clube nem com questões administrativas.

Não tenho dúvidas que o legado deixado por esta administração será importantíssimo para o clube, mas ainda sinto falta da cultura dos torcedores para entenderem tudo isso. Porém, muitas ações poderiam ser feitas para diminuir esse conflito e aproximar os torcedores do time.

Não sei se é o que a torcida quer, mas sei que é o que o clube precisa. E vocês, o que acham? A diretoria tem que ser racional?

Um comentário:

Dida disse...

Concordo com vc, Brunão!
O legado disso para o clube vai ser fundamental no futuro, e, quem sabe, lá na frente não olham para trás e reconhecem esse trabalho que está sendo feito.

Acho que um dos fatores complicadores é o fato de estarmos falando do Palmeiras, um dos principais clubes nacionais, acostumado a conquistas e com grande projeção na mídia nacional. Isso por se só já dificulta um pouco essa 'racionalização' pela qual passa o clube. Talvez, se não fosse um clube campeão isso seria um pouco mais fácil de pesar, pois a pressão por resultados seria um pouco menor.

Mas também concordo com você que um trabalho com os torcedores poderia ajudar neste processo...