13 de março de 2009

Troca de família

Caros leitores do Radar Esporte, vocês devem estar se perguntando o motivo do título do post, ou se questionando qual a razão de falarmos em um blog de marketing esportivo sobre o programa da Record.

Antes de qualquer coisa, o título se refere ao programa. Ao passar pela Record ontem à noite, me deparei com uma verdadeira “troca de família”, já que uma pertencia a Gaviões da Fiel, e outra a Mancha Verde. O encontro foi pacífico, e na cena final, onde as duas mães se encontram para trocarem as cartas e histórias, mais um fato inusitado: se encontraram no Morumbi. Palmeiras, Corinthians e São Paulo juntos em um programa de televisão.

O motivo do post não é comentar o programa (claro), mas sim levantar uma bandeira para os dirigentes de clubes e responsáveis por torcidas organizadas. Palmeiras e Corinthians já deram exemplo no último Derby (como citamos aqui) e a experiência deveria se alastrar para os demais jogos, não apenas em clássicos históricos.

Não acho que deveriam criar marcas e confortos, até porque isso não se cria, mas poderiam organizar o jogo de futebol de tal forma que vire um espetáculo seguro e agradável para as famílias. Por mais que o “Troca de Família” seja um programa de televisão, acho que foi importante mostrar as duas famílias convivendo de forma pacífica, mostrando que há rivalidade, mas não há necessidade de violência.

As diretorias deveriam criar campanhas em parceria. Juntas, possuem mais força e têm mais apelo para mobilizar as pessoas. Por sua vez, os chefes das torcidas organizadas, deveriam se manifestar mais, uma vez que influenciam muitos os demais membros.

A profissionalização do futebol no país depende muito disso. Não adianta criarmos produtos, marcas, nos estruturarmos na administração, montarmos grandes times se as pessoas não tiverem segurança para irem ao estádio...

Um comentário:

crisendo disse...

Muito bom Bruninho!
É isso aí! Eu vi só um pedacinho do programa!
Mas é que nem rolou no meu niver, poucos corinthianos, muitos palmeirenses e vários são paulinos!
E foi muito divertido!
Ainda mais na hora do gol do Grande Ronaldo!!!
Beijinhos!