15 de março de 2009

Corinthians sem Ronaldo. Corinthians sem patrocínio.

Neste domingo, o Corinthians entrou em campo mais uma vez para uma partida do campeonato paulista, e novamente entrou com a camisa lisa, sem nenhuma marca. Nas duas últimas partidas do clube, o atacante Ronaldo atuou e decidiu as partidas, fato que não ocorreu desta vez.

No meio da semana passada, foi anunciado que a Dafra Motos iria patrocinar o Corinthians na partida contra o Santo André, seria mais uma empresa a aproveitar o “marketing de oportunidade” como denomina a própria diretoria do clube paulista. Porém, nesta mesma semana, pouco tempo depois do anúncio, o técnico Mano Menezes divulgou que o fenômeno Ronaldo não seria relacionado para a partida. Resultado: Dafra Motos desiste.

Embora alguns veículos tenham anunciado que a Dafra Motos desistiu do patrocínio por falta de tempo hábil na negociação, o que ocorreu realmente foi o anúncio da não presença do Ronaldo no partida.

Para algumas pessoas isso é óbvio. Mas, isso mostra dependência e fragilidade que o Corinthians tem. Onde está o poder do segundo maior clube do país? Um time com tanta história, do tamanho que é, não pode perder patrocínio se o Ronaldo não for jogar. Por mais que ele seja um dos maiores jogadores de todos os tempos, o Corinthians não pode jogar todas as suas fichas em cima dele, já que não terá o craque para sempre.

Além da negociação não ser pautada pela presença do jogador ou não, o clube não deveria ter anunciado que o Ronaldo não iria para o jogo. Além da falta de patrocínio, a partida contou com praticamente 8 mil presentes, público bem inferior aos jogos anteriores.

Comenta-se que nesta semana, o clube irá anunciar o Carrefour como novo patrocinador, com contrato de R$ 22 milhões. Independente do valor ou do nome da empresa, penso que o clube deveria ter outra estratégia de negociação, além de basear tudo no nome do Ronaldo. Daqui a pouco colocam o “R9” no lugar do símbolo de um dos clubes mais tradicionais do país.

Neste domingo ele não jogou, o clube não faturou, e não venceu. E vocês, o que acham? Vale jogar tudo nas costas do Ronaldo?

2 comentários:

Dida disse...

Muito boa, Brunão.
A novela do patrocinador do Timão já está indo um pouco longe demais...
Apenas um comentário. Se o próprio clube diz estar praticando o tal 'marketing de oportunidade', calcado fortemente no Ronaldo, nada mais justo do que informar aos possíveis patrocinadores a ausência/presença do Ronaldo nos jogos do Timão, afinal eles querem se aproveitar justamente dessa exposição ampliada que o jogador proporciona. Mas muito provavelmente esta foi um problema desde o início da estratégia, basear tão forte no craque, como vc mesmo coloca. Agora eles precisam ficar se justificando o tempo todo...

Bruno disse...

Concordo com esse ponto, Dida. A questão, é que os jogos do Corinthians, por sí só, não representam, ou não são vendidos como oportunidade.
A Globo transmite praticamente todos os jogos do clube, portanto, o Corinthians tem como se vender com atributos reais, sem precisar jogar tudo em cima do Ronaldo.
Vamos ver até onde isso vai chegar...