17 de maio de 2008

Nintendo Wii. Um estímulo ao esporte?

A Nintendo vendeu 714 mil consoles Wii em abril, superando o total vendido de todas as outras plataformas - Xbox 360, PS3, PS2 e PSP.

Segundo a consultoria NPD, o Wii já atingiu a marca de 9,5 milhões de unidades vendidas. Para se ter uma idéia do sucesso do console, o Wii vendeu apenas 500 mil unidades a menos que o Xbox 360, que foi lançado um ano antes.

Não preciso me ater aos detalhes sobre o console da Nintendo, mas o que muitos diziam ser uma aposta fadada ao fracasso da marca, se tornou uma das maiores inovações/revoluções do mercado de games dos últimos tempos, já que literalmente tirou os jogadores do sofá.

Já li e vi diversas reportagens falando sobre como os games ultra-violentos podem estimular negativamente a cabeça dos jovens, como isso pode gerar atitudes violentas ou como os games, no geral, levam os jogadores a um vício e a uma vida cada vez mais sedentária.

Será que o Wii será responsabilizado por estimular as pessoas a praticarem esportes? Será que atribuirão ao console o estímulo a conhecer e acompanhar outros esportes? Será que o Wii será capaz de canalizar investimendos publicitários de marcas ligadas ao esporte? Será que teremos um acréscimo na audiência de programas esportivos?

Será que, da mesma forma que atribuem tantas coisas negativas aos games, irão atribuir as conquistas ao Wii?

São muitas as dúvidas e, talvez, estes nem fossem os objetivos principais da Nintendo, mas o fato é que da mesma forma que os consoles "tradicionais" (jogados do sofá) influenciaram gerações, será que o Wii conseguirá mudança de comportamento parecida?

Ok, parece um pouco viagem. Mas vai saber, não é verdade? =)

Um comentário:

Bruno disse...

Acho que é um estímulo sim. Acredito que muitas pessoas devem ter pego "gosto" por esported que nem imaginavam como se praticava.