17 de maio de 2008

Cotas. Quem pode mais?

Mal começou o Campeonato Brasileiro de 2008 e o ano seguinte já virou polemica nos bastidores. Isso tudo porque Flamengo, Corinthians e São Paulo querem negociar cotas maiores para a transmissão de seus jogos no Campeonato Brasileiro pela emissora que comprou os direitos. O Clube dos 13, entidade que reúne os principais clubes do país, negociou a cessão dos direitos por R$220 milhões anuais.

Os direitos de transmissão sempre foram motivo de discussão entre clubes e emissoras. De um lado temos a gigante que detém direito de praticamente todos os grandes campeonatos, que é responsável por grande parte do dinheiro que entra nos cofres dos clubes. Do outro lado, instituições com milhões de espectadores Brasil a fora de olho na televisão. Uns comemoram os gols e os outros os pontos na audiência.

Embora tenhamos a divisão de audiência qualitativa e quantitativa, os clubes com mais torcida questionam os valores pagos, uma vez que são os jogos mais transmitidos, que é o caso de São Paulo, Flamengo e Corinthians.

“Queremos que uma parte da remuneração seja dividida entre todos, claro! Mas quem tem mais exposição tem que receber mais. É justo. Mais exposição é igual a mais valorização”, disse o vice-presidente de marketing do Corinthians, Luiz Paulo Rosenberg, autorizado a negociar em nome dos três clubes. (fonte: LANCE!)

Assim como temos nas agências de publicidade departamentos de mídia, que analisam todos os valores cobrados, o que se oferece e o retorno para o cliente; acredito que deveríamos ter profissionais negociando estas cotas. Já que estão falando de dinheiro e negócios, que sejam profissionais.

3 comentários:

Dida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dida disse...

Ótimo post!
Concordo com vc e estou do lado dos clubes. Acho que, se eles trazem mais audiência e mais retorno, por que não receber mais que os outros? são como uma mídia, sim.

Bruno disse...

Concordo com você, Dida.
Comercial no intervalo da novela das 8 é mais caro do que no intervalo da novela das 6. Isso, graças à audiência. Se os clubes geram mais audiência, merecem mais retorno.