11 de maio de 2008

Branding com Londres 2012

Talvez esteja um pouco cedo para falar das Olimpíadas de Londres em 2012, mas o trabalho que está sendo feito em termos de branding para o evento merece destaque.

Pela primeira vez as Olimpíadas e as Paraolimpíadas terão o mesmo emblema e irão integrar os aspectos culturais de ambos em um programa que tem como objetivo compartilhar a marca e, consequentemente, os jogos.

O objetivo do comitê era criar uma marca forte, relevante, inspiradora e que pudesse gerar envolvimento e fácil associação com uma audiência global de aproximadamente 4 bilhões de pessoas até o início dos jogos.

O número 2012 é literalmente a marca dos jogos, que não contém imagens relacionadas ao esporte ou à paisagem londrina. A marca mostra que os Jogos dizem respeito a muito mais que Londres e ao esporte; é para qualquer um, independentemente de idade, cultura ou língua.

As cores oficias do logo são o pink, o laranja o azul e o verde.

Mais que um logo, a marca, desenvolvida pela agência Wolf Ollins, é uma verdadeira plataforma 'multimídia' que tem como pilares acesso, informação, estímulo e inspiração. 2012 foi desenvolvido para que as pessoas possam "preenchê-la", interagindo com a marca e permitindo que todos se sintam parte dos jogos de Londres.

Confesso que quando o logo foi apresentado, fiquei sem saber se gostava ou não. Mas depois de ver esta estratégia que está por trás, acho que a marca 2012 tem grande potencial para ganhar as ruas e gerar o envolvimento que se espera.

Agora é esperar a passada de bastão da atual cidade sede, Pequim, para Londres para ver como vai se desenrolar o movimento em torno da marca dos Jogos de 2012.

Fica a inspiração para o Rio de Janeiro, que já se candidatou para os Jogos de 2016.

Um comentário:

Anônimo disse...

A idéia me parece ótima, mas o logo... continuo achando uma droga, um fiasco.