17 de abril de 2009

Índice de Confiança em Marcas – Esporte

O Ibope Inteligência e a Troiano Consultoria de Marca anunciam uma nova ferramenta de pesquisa, o "Índice de Confiança em Marcas" (ICM).

A ferramenta poderá ser aplicada para qualquer segmento, mas em seu lançamento, foram divulgadas as marcas que detém a confiança dos adolescentes brasileiros de 15 a 19 anos.

As questões eram baseadas em produto, distribuição, atendimento, preço e comunicação, e no final era calculado a marca mais confiante no modo geral e em cada um dos quesitos.

Veja abaixo alguns dos resultados:

- 89% praticam algum tipo de esporte e 59% dedicam-se entre 1h e 2h por dia a atividades esportivas
- Os esportes mais praticados são: caminhada (39%), futebol (19%) e corrida (18%). O futsal figura como quarto esporte mais praticado, com 17% de citações. A dança e o balé tiveram 10% de menções
- O site dos fabricantes, com 66%, é a fonte mais importante para decisão de compra
- Ayrton Senna é o maior ídolo esportivo

Dois fatores acima chamam a atenção: o futebol não é o esporte mais popular e o Ayrton Senna continua sendo o nosso maior ídolo.

Claro que não podemos tomar a opinião desses jovens como totalidade no país. O futebol continua sendo o carro-chefe do Brasil, mas é importante vem o crescimento do atletismo. Esses indicadores podem ser importantes para mostrar a relevância do esporte para os jovens e assim atrair mais apoio.
Já Ayrton Senna mostra o potencia da marca que ele mesmo criou. Algum dos entrevistados (talvez a maioria) nem sequer viu realmente o piloto em ação, mas com certeza foram impactados por suas histórias. Já havíamos falado da força da marca Ayrton Senna aqui no Radar Esporte, e parece que isso vai longe.

No final, foi apresentado o ranking do Índice de Confiança de Marcas de artigos esportivos para os jovens:

Marca Índice:
Nike 58
Adidas 58
Olympikus 37
Puma 30
Reebok 28
Mizuno 13
Fila 12
Topper 10
Speedo 9
Wilson 6
Umbro 5
Diadora 5
Asics 2

As duas primeiras posições já esperam esperadas. As marcas mundiais e líderes continuam fazendo a lição de casa com esses jovens e utilizando seus grandes artifícios: grandes estrelas como garotos-propaganda, publicidade e produto com qualidade. Nike e Adidas também estão utilizando muita presença na internet e em redes sociais, realmente indo aonde estes jovens consumidores estão.

A terceira posição ao mesmo tempo em que é uma surpresa, é justificada. Olympikus ainda não tem presença em todos os esportes, o poder de fogo das duas primeiras, mas tem pontos a seu favor. É uma marca brasileira, trabalha com ídolos nacionais (Bernardinho e Giba), investe no esporte local (Comitê Olímpico Brasileiro), e vem fazendo um trabalho muito bom na comunicação – vide conceito Inspire-se.

Este resultado, que foi divulgado para o mercado publicitário e que com certeza está na mesa dos diretores de marketing dessas empresas tem muito potencial. Já falamos inúmeras vezes aqui (1.2.3.4.5.) sobre a importância das crianças e adolescentes. O potencial é enorme, só resta ser aproveitado da melhor maneira...

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