Muitas vezes comentamos aqui no Radar Esporte informações sobre ações na internet, mas nunca paramos para escrever sobre a presença digital dos clubes nacionais.
O assunto é amplo e complexo, assim como o ambiente digital e motivo para mais de um post, mas hoje vamos fazer uma análise macro do comportamento destes players na internet.
Antes de começar, devemos ter em mente algumas questões: o torcedor acessa o site do clube? Este acesso é diário? Por que ele acessa?
Estas perguntas são importantes para entendermos o propósito do clube com o seu site e o motivo do conteúdo que nele existe.
A maioria dos clubes nacionais possui em seu site a história, o hino, jogadores, títulos e um conteúdo muito fraco e pouco dinâmico. De maneira geral é isso que encontramos no site dos grandes clubes, que também apresentam layout pouco profissional.
O potencial que os clubes possuem é enorme, tendo em vista o conteúdo que podem explorar e o target apaixonado que são os usuários. Só por isso já poderíamos imaginar grandes portais, que poderiam ser uma fonte enorme de renda. Quanto valeria o espaço publicitário no site do Flamengo, do Corinthians, do São Paulo?
Essa questão de espaço publicitário é outra questão critica nos sites dos clubes. A primeira coisa que deveríamos ter é a presença dos patrocinadores “offline”, e outros anunciantes “premium”. Não podemos imaginar um espaço tão barato que qualquer empresa pode anunciar, teríamos que ter a valorização disso tudo.
Os sites dos clubes deveriam reunir todas as informações, deveria ser o ponto de encontro entre torcedor e clube, principalmente para as pessoas que não tem condições de visitar o centro de treinamento, ir aos jogos e assim chegar perto de suas paixões. Porém, como disse Rafael Payão, deveria ser o “templo”, e neste local não se pode falar mal do clube. Se você quer falar mal da igreja, pode falar, mas não dentro dela.
Grêmio e Internacional possuem sites mais bem elaborados, atuais e com aparência mais profissional. Muitos clubes já possuem a sua própria TV, mas como falei acima, é um assunto para outros posts.
Por enquanto, vamos apenas ter tudo isso em mente para explorarmos os sites em análises mais criticas. E vocês, o que gostariam de ter no site de seus times?
8 de abril de 2009
Os sites dos clubes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário