24 de abril de 2009

Banco Panamericano no Corinthians

Não é novidade. Final de Campeonato Paulista, jogo transmitido pela Globo e o Corinthians é um dos times. Isso tudo é um prato cheio para os anúncios de oportunidade.

Já comentamos muitas vezes deste tipo de anúncio, ora em jogos da Copa do Brasil, ora em jogos isolados em campeonatos estaduais e nacional. Desta vez, é a vez do Banco Panamericano, do Grupo Silvio Santos estampar o shorts do Corinthians nas duas finais do Paulistão.

O banco, que não estava muito ativo em suas atividades de marketing, não divulgou o valor da ação, mas especula-se que estes dois jogos serão um teste para um acordo anual, que irá girar em torno de R$4,5 milhões.

Como a idéia do Radar Esporte é questionar este tipo de ação e não apenas informar vocês leitores, surgem duas questões:

1. O anúncio de oportunidade é válido para o clube, afinal é sempre uma boa hora para conseguir valores extras, mas será que isso deve ser explorado da mesma forma nas finais? Digo isso porque os últimos jogos são os que ficam marcados, pelo menos no pôster com a foto daqueles jogadores que serão lembrados pela conquista do campeonato. Sendo assim, o patrocinador que participou apenas do último passo será lembrado no futuro do mesmo jeito que as empresas que apostaram no projeto.

2. Será que ação do banco Panamericano foi influenciada (também) pela rixa Globo x SBT? Claro que a visibilidade será gigante, mas seria este um motivo a mais para a empresa do Grupo Silvio Santos fechar o contrato?

Relembro um fato interessante. Final da Copa João Havelange no ano 2000, onde o Vasco foi um dos finalistas, e entrou no último jogo com o logo do SBT estampado no uniforme. Aquele fato foi enquadrado nos dois pontos citados acima. O canal concorrente da Rede Globo ficou marcado no pôster e com certeza foi uma cutucada na gigante carioca, que teve que ficar mais de 90 minutos de sua programação com o logo do SBT no ar.

E vocês, o que acham?

Nenhum comentário: