22 de abril de 2009

As 20 marcas mais valiosas do futebol Europeu

A Brand Finance, empresa dedicada à avaliçaão de marcas, divulgou um novo estudo que indica as marcas mais valiosas entre os clubes europeus de futebol. O valor conjunto dos 20 clubes que fazem parte da lista chega a cifra de 2.94 bilhões de Euros.

O Manchester United continua em primeiro e registou um aumento da sua marca em cerca de 25% em relação ao ano anterior, estando o seu nome avaliado em 372 milhões de Euros.

Confira a lista abaixo:

1 Manchester United Inglaterra 372.000.000 €
2 Real Madrid Espanha 339.000.000 €
3 Barcelona Espanha 300.000.000 €
4 Bayern Munich Alemanha 279.000.000 €
5 Arsenal Inglaterra 227.000.000 €
6 Chelsea Inglaterra 203.000.000 €
7 AC Milan Itália 174.000.000 €
8 Liverpool Inglaterra 153.000.000 €
9 Inter Milan Itália 113.000.000 €
10 Juventus Itália 105.000.000 €
11 AS Roma Itália 95.000.000 €
12 Olympique Lyonnais França 90.000.000 €
13 Schalke 04 Alemanha 88.000.000 €
14 Hamburg SV Alemanha 76.000.000 €
15 Tottenham Inglaterra 74.000.000 €
16 Olympique Marseille França 70.000.000 €
17 Newcastle United Inglaterra 57.000.000 €
18 VfB Stuttgart Alemanha 56.000.000 €
19 Manchester City Inglaterra 49.000.000 €
20 Fenerbache Turquia 49.000.000 €

Melhor do que saber qual clube tem a marca valiosa, devemos pegar como referência o que estes clubes fazem e verificar o que poderíamos fazer em termos de Brasil. Por isso, vou procurar listar algumas das iniciativas destes times aqui, e, quem quiser, pode pegar mais informações neste PDF.

Manchester United
O clube tem como estratégia estar presente nos mais diferentes pontos de contato, de produtos de segmentos diversos até uma presença consistente no mobile - iremos abordar mais sobre isso no próximo post sobre Os 4Es do Marketing Esportivo. Além disso, com o intuito de ampliar seu apelo em nível mundial, o Manchester irá partir mais uma vez em um Tour pela Ásia, onde tem uma base de fãs muito grande.

Real Madrid
Desenvolvimento de forte preseça na mídia, especialmente novas mídias. Criou o RealMadrid.TV e tem uma série de licenças para ação em mobile, criando vínculo com os fãs mais distantes fornecendo jogos relacionados ao Real Madrid. Seu estádio, Santiago Bernabeu, também foi reconhecido como "Estádio de Elite" pela UEFA.

Barcelona
Posicionamento claro "Més que un Club". Parceria estratégica com a Unicef, onde não obtém qualquer valor em troca por estampar a marca na camiseta do clube. O Barça também tem planos claros de expandir suas fronteiras para além do território europeu. O clube está tentando viabilizar uma parceria com a Major League Soccer (MLS).

AC MILAN
A presença do astro David Beckham trouxe ainda mais visibilidade ao clube, que tem que buscar alternativas diferentes para impulsionar sua marca, já que a Série A do Campeonato Italiano ainda fica aquém de exposição quando comparada a outros campeonatos. Tendo isso em vista, o clube realiza eventos exclusivos com seus patrocinadores, visando fortalecer as parcerias. O Milan também teve seu contrato estendido com a Adidas até 2017, e a marca alemã deve levar o clube italiano além dos produtos ligados à pratica esportiva.

O estudo traz algumas iniciativas interessantes e que já começam a se tornar realidades por aqui. Os clubes no Brasil estão se estruturando e parecem começar a entender que eles são marcas valiosíssimas que necessitam de estratégias bem definidas que gerem cada vez mais valor para torcedores, patrocinadores e, claro, para si.

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