17 de abril de 2009

Choque de gestão no Flamengo

Acabei de ver no site da ESPN uma entrevista com Leonardo onde ele mostra a necessidade de se fomentar uma discussão sobre novas possibilidades de gestão para Flamengo com o intuito de tirá-lo da crise. Leonardo foi revelado pelo Flamengo, teve uma passagem memorável pelo São Paulo e hoje é um dos dirigentes do Milan. O atleta é grande torcedor do clube rubro negro e há algum tempo especula-se sobre a possibilidade dele assumir o comando - valeu pelo complemento, @diegomarada.

Leonardo defende a evolução para um modelo de gestão que gere retorno financeiro e esportivo para o Flamengo. Algumas das possibilidades colocadas por ele são a criação de uma gestão independente, possibilitanto o aporte de recursos por parte de algum investidor, e a sessão de gerenciamento de marca/imagem do Flamengo.

Outro ponto muito importante é que Leonardo entende muito bem a tríade finanças, administração e resultado esportivo; sem os dois primeiros, dificilmente o clube irá conquistar bons resultados esportivos, que é exatamente o que tem acontecido nos últimos tempos. Com exceção do ano passado, quando o clube fez um bom Brasileirão, há aproximadamente 15 anos o clube não obtém resultados expressivos; uma pena, já que o Flamengo é o clube de maior torcida do país e uma das principais marcas do nosso futebol no exterior.

O ex-jogador do São Paulo também sabe da importância de envolver a torcida neste processo. A troca com os torcedores é fundamental e é preciso educá-los no sentido de mostrar que uma gestão nova e atualizada abre novos horizontes, fortalece a marca Flamengo, torna o clube uma empresa sustentável provendo estrutura para que ele tenha chances reais de brigar pelos títulos dos campeonatos mais importantes e assim por diante. Ou seja, evoluir de uma entidade sem fins lucrativos para uma 'empresa de futebol' é, como podemos ver, essencial em inúmeros aspectos nesta nova realidade do futebol.

A entrevista é curta, mas vale a pena assistir. Leonardo coloca pontos interessantes e que deveriam ser levados em consideração por diversos clubes do Brasil.

Dica do @fernandovff

Nenhum comentário: