3 de abril de 2009

NBA Green | O projeto verde da NBA

Desde 2005 a NBA vem tocando o projeto de responsabilidade social da liga, o NBA Cares, que busca, numa integração entre os times e jogadores da liga, a resolução de algumas questões sociais, como educação, saúde e desenvolvimento do jovem e da família.

O NBA Cares já levantou mais de U$97 milhões em doações e contabiliza cerca de 800 mil horas de mão de obra pelo mundo todo. Tudo isso junto ajudou a construir mais de 350 lugares onde as crianças e suas famílias podem morar, aprender e praticar atividades físicas.



Visando tornar a NBA uma organização mais resposnável do ponto de vista ecológico, o NBA Cares está encabeçando o projeto de sustentabilidade da liga, o NBA Green. Com isso, a liga mostra seu comprometimento em reduzir o seu impacto no meio ambiente e educar os fãs do basquete ao redor do mundo sobre os problemas ecológicos.



Para dar mais força e visibilidade a todo este movimento, a NBA fechou uma parceria com o Conselho de Defesas dos Recursos Naturais (NRDC, sigla em inglês) para a primeira NBA Green Week, que irá acontecer entre 2 e 10 de Abril e tem como objetivo arrecadar fundos para a iniciativa.

Vou colocar resumidamente algumas das atividades do Green Week:

- Cada um dos 30 times da liga devem encorajar os fãs a participarem de esforços considerados 'green';

- Denver Nuggets, Charlotte Bobcats e Chicago Bulls irão jogar com uniformes verdes e meias com algodão orgânico (45%) em jogos em casa, com a intenção de gerar awareness para a causa ambiental;

- A Adidas, patrocinadora oficial da liga, irá fornecer camisetas de aquecimento de algodão orgânico (100%) para TODOS os jogadores durante todos os jogos da semana;

- Lojas com produtos 'green' - camisetas de algodão orgânico, bolas recicladas etc;

- O NBA.com irá realizar um leilão com bolas Spalding assinadas por alguns jogadores feitas com 40% de material reciclado;

- A NBA Store de Nova York terá o "Recycling Dream" durante a Green week. As pessoas doam seus tênis e ganham 20% de desconto na compra de um novo par de tênis.

Para mais detalhes de cada uma das atividades, clique aqui.

Alguns pontos importantes que podemos tirar de tudo isso:

1) O fato de termos uma liga forte, estruturada e com um plano bem desenvolvido que pensa a NBA como um todo, e não apenas como um simples campeonato de basquete.

2) Participação dos jogadores em projetos sociais. Isso 'humaniza' mais os astros da liga, gera aproximação com as comunidades locais e estabelece forte vínculo com cada uma das pessoas envolvidas no projeto. Preciso dizer mais? Quem não quer ter a chance de ver o seu ídolo das quadras ajudando a sua comunidade? De novo, cria memória e é para sempre. Imagine o que significa para essas crianças o que é passar uma tarde com Lebron James, Kobe Bryant e outros...

3) A NBA percebeu a sua força como marca, como líder e referência (não só na sua modalidade) para desempenhar um papel importante que leva o esporte para outras esferas, como, por exemplo, o desenvolvimento sustentável.

4) Mais do que um projeto que tem um nome bonito e que vai de encontro às tendências, a história é bem pensada, é consistente. As ações conversam e atacam em pontos de contato diversos para fazer as pessoas entenderem a mensagem que a NBA quer passar.
Sei que vivemos outra realidade aqui no Brasil, mas essa é uma bola que eu e o Bruno estamos levantando há algum tempo aqui no Radar Esporte. Muitos clubes já estão dando passos importantes no que diz respeito à estruturação (principalmente dos departamentos de marketing nos últimos anos), mas ainda falta as grandes entidades, como a CBF e Clube dos 13 liderarem um pouco melhor esse processo, fazendo com que isso não seja privilégio dos grandes; criando guidelines, novas ações com os clubes etc.
Mas, por enquanto, parece que vamos continuar trazendo estes exemplos de fora mesmo.
Dica do @fernandovff

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