3 de abril de 2009

Flamengo e Petrobras: fim da parceria

Como uma história de amor de novela, parecia que iria durar para sempre. Era assim que a maioria das pessoas enxergava a relação entre o Flamengo e a Petrobras.

A parceria mais longa do esporte mundial (desde 1985) chegou ao fim de forma discreta, sem anúncio de despedida ou tentativa de renovação. Durante todo este ano em que caminharam lado a lado, foi colocada a necessidade de regularização fiscal do clube, exigência esta da legislação brasileira para todos os patrocinados pela Petrobras ou demais instituições federais.

A estatal estava aguardando a regularização fiscal do clube para efetivar o novo contrato, que teria a validade de um ano a partir da data de sua assinatura.

A notícia com certeza pegou muitos de surpresa, mas se analisarmos o motivo, não é algo tão estranho. Já havíamos comentado aqui a dependência do Flamengo de “ajuda” do governo, e parece que o clube ainda não se movimentou para não depender mais disso

Se por um lado comentamos a profissionalização de alguns clubes na administração, por outro ainda temos exemplos como este, que ainda é maioria no esporte nacional. Cada vez mais penso que devemos realmente transformar os clubes em empresas, com cargos assalariados e pessoas sérias no comando.

Não podemos deixar de lado a paixão, uma das maiores forças dos clubes. Porém, temos que deixar isso para os torcedores e para dentro das quatro linhas, já que nos bastidores o resultado que importa é outro.

Será que um dia vamos chegar a um nível aceitável de profissionalização? O que vocês acham?

2 comentários:

Unknown disse...

Bruno,
Acho que sim, e é o melhor caminho a ser tomado, os clubes não sei se todos acredito que não, mas alguns já têm cargos de importância dentro da diretoria assalariados. Creio que isso irá fazer com que esses profissionais se dediquem apenas ao clube, e gere um comprometimento com um trabalho bem feito para que esse profissional tenha uma vida longa no cargo.

Claudinha disse...

Oi Bruno! Adorei o seu blog, super informativo e muito bem escrito! Parabéns!