Os clubes buscam cada vez mais se tornarem grandes empresas. Mas existem coisas que nem a empresa mais bem sucedida tem, que os clubes tem: os torcedores.
Torcedores são os consumidores que qualquer empresa sonha. São fiéis, não são afetados pela concorrência, não ligam no SAC para reclamar, e, acima de tudo são apaixonados pela empresa.
A ligação entre as duas partes é inexplicável, vai além de qualquer pensamento racional e ultrapassa jogos e campeonatos.
Pensando nisso, alguns clubes aproveitam este elo e exploram a paixão dos torcedores para trazer dinheiro para os cofres. Alguns de forma mais discreta, com projetos de “sócio-torcedor” e outros escancaram, como foi o caso do Corinthians na época da contratação do Marcelinho Carioca que tinha um “0900” para arrecadar dinheiro.
Uma nova ação que está sendo comentada é mais uma vez do alvi-negro paulista. Com o objetivo de arrecadar dinheiro para formar uma grande equipe em 2009, para conquistar uma vaga na Libertadores de 2010 (centenário do clube), o Corinthians quer vender espaço na sua camisa para os torcedores.
Por R$1.000,00, o torcedor poderá colocar uma foto 3x4 na camisa que será usada na última partida da Série B. Após a partida, o apaixonado receberia a camiseta em casa com sua foto estampada. Com 400 espaços para fotos em cada camiseta, o clube arrecadaria, no mínimo, a quantia de R$ 4,4 milhões.
Não tenho dúvida que muitos fanáticos e endinherados corintianos irão adorar a ação, porém vale alguns comentários. Achei a ação extremamente criativa. Uma ótima forma de arrecadar dinheiro e oferecer algo em troca para este consumidor tão fiel, mas acredito que o preço poderia ser diferente. Claro, que o valor é uma forma de restringir e dar exclusividade para os torcedores, além de aumentar a quantia arrecada, porém acho muito alto tendo em vista o que os torcedores já fazem e enchem os cofres.
Enquanto as empresas procuram cada vez mais por este tipo de consumidor, os clubes procuram formas de utilizá-lo. Será que estão encontrando o caminho? Parece que sim...
31 de agosto de 2008
Consumidores em extinção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Pode até ser criativo, mas aposto que existem outras maneiras de se ganhar dinheiro
A camisa de um clube representa muito sua história. Colocar fotos de ALGUNS nela é um absurdo para um time como o Corinthians....
Por que motivo a Nike não consegue desenhar nada que seja bonito para o COrinthians? Basta ver este tênis horrível que está à venda nas lojas do Timão.
Postar um comentário