Diversas vezes questionamos se realmente a Olimpíada era capaz de gerar um retorno para os seus patrocinadores oficiais e se este retorno era maior do que o das marcas que não patrocinam o evento, mas aproveitam o momento para realizar uma série de ações.
Ainda não temos uma resposta final para o assunto, mas a Nike, que não é patrocinadora oficial do evento, acredita que foi a melhor edição dos Jogos Olímpicos para ela, segundo seu o presidente de marca Charlie Denson.
Com certeza o desempenho de China e EUA contribuiu muito para isso - os dois países líderes em medalhas são patrocinados pela marca.
A Nike já atingiu a marca de U$ 1 bilhão na China, resultado atingido antes do tempo previsto, e está 30% à frente do seu competidor mais próximo. A marca já está presente no mercado chinês desde 1980. Conhecimento de mercado é o que não falta e, pelos resultados, me parece que a Nike tem conseguido criar uma identidade também com o público chinês.
Já sabemos que a Coca-Cola, uma das patrocinadoras oficiais do evento, foi altamente associada aos Jogos. Agora é esperar para ver como se saíram as outras.
22 de agosto de 2008
Para a Nike, valeu a pena!
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