14 de agosto de 2008

Eterno obrigado

O nadador americano Michael Phelps é o atleta que mais fatura com acordos publicitários na sua modalidade, U$ 5 milhões. Valor este dez vezes maior do que qualquer outro nadador de elite no mundo.

E o retorno para a Speedo, sua principal patrocinadora, também não é nada baixo.

Segundo dados da Joyce Julius & Associates, o tempo que Phelps ficou exposto na rede americana NBC equivale a aproxidamente U$3,6 milhões. É óbvio afirmar isso, mas o valor deve ser bem maior, uma vez que ainda temos as mídias impressas, online e televisores de todos os cantos do mundo. Afinal, só se fala em Phelps e sua saga pelo recorde de medalhas de ouro conquistadas em uma edição dos Jogos Olímpicos.

Segundo a própria Speedo, o grande trunfo desta visibilidade é que Michael Phelps está fazendo com que a marca transcenda os limites da natação, atingindo um público jovem que vai além dos nadadores de elite.

E este, com certeza, é um objetivo da marca, que vem investindo em outros segmentos que não o da natação. Hoje, suas lojas já vendem produtos de moda, relógios, chinelos, acessórios etc.

Mesmo assim, sempre foi difícil se desgarrar da percepção de que a marca era exclusiva da natação. Essa visibilidade do atleta impulsiona a marca e estimula as pessoas a conhecê-la melhor.

Boato ou não, a informação que corre é que a Speedo ofereceu U$ 1 milhão à Michal Phelps caso o recorde de Mark Spitz, de sete medalhas de ouro conquistadas nas mesmas Olimpíadas, seja batido. E aí, podem esperar, vai ser Phelps em todos os cantos.

E se isso acontecer, a marca vai ser eternamente grata a Phelps.

Nenhum comentário: