26 de agosto de 2008

Nem Nike, nem Adidas...

Recentemente postei sobre o desempenho da Nike nos Jogos Olímpicos. Segundo a empresa, foi a melhor edição de uma Olimpíada para a marca - para ler o post completo, clique aqui.

Bom, pelo menos isso é o que ela diz.

Pense nos principais nomes dos Jogos de Pequim. Quem lhe vem à cabeça?

Não tenho dúvidas de que entre os nomes que você pensou, figuram na lista Usain Bolt e Michael Phelps.



Não preciso me ater a detalhes de desempenho de cada um deles, mas posso resumir suas atuações de uma forma muito simples: ambos entraram para a história do esporte.

A questão é que nenhum deles é patrocinado pela Nike ou pela Adidas; marcas que travaram uma verdadeira batalha publicitária durante estes Jogos. Independentemente da estratégia adotada por cada uma, o fato é que ambas queriam a maior visibilidade. Patrocínio ao evento, ações de guerrilha, contratos milionários com grandes atletas e por aí vai.

Mas nem sempre mais quer dizer melhor.

Com as oito medalhas conquistadas e igual número de recordes quebrados, Michael Phelps teve uma cobertura gigantesca da mídia. E quem saiu ganhando? A Speedo, sua patrocinadora. Se a marca já estava em alta com a criação do seu super maiô, o LZR Racer, imaginem depois dos oito pódios de Phelps. Por não ser um forte player na natação, a Nike acabou ficando de fora...

E quanto a Usain Bolt? Bom, este foi ao pódio no lugar mais alto por três vezes. Medalha de ouro nos 100m e 200m rasos - sendo o primeiro atleta após Carl Lewis em 1984 a conquistar tal feito - e também no revezamento 4x100m.

E que garoto propaganda!
Após as vitórias, Bolt comemorou segurando suas sapatilhas douradas da Puma para que o mundo todo pudesse ver . Em uma hora foram vendidas milhões iguais àquela pelo mundo...

Novamente a Nike e a Adidas ficaram de fora. Mas dessa vez não foi porque a modalidade não era "especialidade", pelo contrário. As principais apostas delas - Asafa Powell, Liu Xiang (ambos Nike) e Tyson Gay (Adidas) - acabaram tendo problemas durante a competição.

Acredito, sim, que Nike e Adidas devem estar colhendo ótimos resultados com o final dos Jogos, mas o melhor da festa não ficou por conta deles, mas não mesmo...

Nenhum comentário: