20 de agosto de 2008

Motivo 1



Infelizmente as Olimpíadas estão chegando ao fim e, para mim, a sensação que fica é que, assim como os Jogos, o ciclo de discussões sobre o esporte brasileiro também vive um ciclo de 4 anos. É incrível, mas este assunto só ganha alguma força nestas épocas.

Mas, ao contrário das Olimpíadas, parece que nós não evoluímos a cada 4 anos. Aliás, parece que é bem o contrário.

E é partindo desse ciclo que eu vou postar hoje sobre o primeiro motivo pelo qual sou contra o Brasil receber os Jogos em 2016.

Como a maioria das pessoas do mundo comprovou este ano, as Olimpíadas definitivamente alteraram seu status. Os Jogos não devem mais ser os mesmos, definitivamente.

Foi a maior edição de uma Olimpíada. É óbvio que o fato da China, que é uma das maiores potências atualmente, sediar os jogos tem muito peso nisso, mas o país aumentou a responsabilidade das próximas cidades-sede. Parece que a China criou novos "itens de série" para elas.

Designers e arquitetos renomados foram chamados para criar estádios e arenas que são verdadeiras maravilhas arquitetônicas, a cidade repensou sua estrutura, mobilizou movimentos em torno de questões como a poluição, desenvolveu uma cerimônia de abertura memorável etc.

E, por mais que os Jogos da China não tenham sido perfeitos - principalmente pela questão dos direitos humanos, que muito se falou antes dos Jogos -, o fato é que os chineses elevaram o nível da coisa.

Será que estamos em condições de pelo menos manter o nível nestes itens? Me parece que não.

Nossas propostas para 2016 estão muito baseadas nos projetos do Pan 2007. Nos vangloriamos da nossa "super" estrutura criada no Rio de Janeiro, mas, na verdade, nem estamos nos esforçando para fazer melhor do que fizemos no Pan 2007.

De novo eu digo: Sediar uma Olimpíada não pode e não deve (!) ser só uma questão política.

Olimpíada e Jogos Panamericanos são coisas bem diferentes, mas parece que querem um revival do Pan.

Acho que eles não estão vendo que, para alguns, Olimpíada não é só turismo.

Mas esse é só o motivo 1...

Nenhum comentário: