Os novos vídeos da Adidas causaram muita polemica na web. O Meio&Mensagem publicou hoje uma nota sobre a questão do viral da marca com o argentino Riquelme.
A discussão passa por questões como a rivalidade entre Brasil e Argentina e até sobre a relação entre Riquelme e Maradona. Porém, o motivo da nossa discussão aqui é outro.
Já vimos muitas vezes campanhas da Adidas estreladas por Messi, Zidane, Riquelme e Kaká aqui no Brasil. Tirando Kaká, que é brasileiro e Zidane que é um mito, temos muitos vídeos estrelados por estrangeiros e principalmente argentinos em nossas telas.
Claro que a marca é global, as campanhas são alinhadas mundialmente, mas há um ponto fora da curva nisso tudo. Apesar de o Kaká ser uma das maiores estrelas da marca, é estranho ver campanhas no país com personagens estrangeiros apenas, ou que estão tão longe.
A distancia entre países, campeonatos e informações é praticamente inexistente com a internet, mas sinto falta de regionalismo nessas campanhas.
A marca patrocina grandes clubes do país e penso que Palmeiras e Fluminense poderiam contribuir para isso. Apesar da briga entre marcas para conseguir patrocinar atletas, a Adidas tem condições de se juntar com algum grande ídolo dessas duas equipes, por exemplo, para trazer a comunicação para mais perto.
Uma coisa não substitui a outra, eu sei. A campanha global é necessária e importante para criar todo um conceito da marca nas pessoas e principalmente porque esses jogadores agregam emoção, desempenho e conquistas para a Adidas. Porém, é necessário chegar mais perto dos consumidores locais com uma comunicação mais próxima.
A Nike fez inúmeras campanhas voltadas para o Corinthians, usando jogadores do clube e a Adidas figura muito discretamente com relação a isso.
A globalização é importante, mas a proximidade é fundamental!
12 de agosto de 2009
A Adidas do mundo no Brasil
Add to del.icio.us
Marcadores:
Adidas,
Corinthians,
Fluminense,
Kaká,
Messi,
Palmeiras,
Riquelme,
Zidane
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Concordo. Acho que a Adidas perde muito não aproveitando essa ligação entre jogador e torcida. Com certeza o torcedor se sente mais atraído por um produto quando o ídolo do seu time está vestindo esse produto.
Postar um comentário