Pois é, parece que infelizmente o grande motivo para as empresas investirem no esporte é o fato do seu grande concorrente estar presente. Casos recentes podem ser um indicio, como a Nestlé entrando no vôlei após ver o sucesso do Rexona-Ades, da sua grande concorrente Unilever, ou então o Guaraná Antártica na CBF após longos anos de Coca-Cola. Isso apenas para citar alguns.
A notícia agora que ronda os bastidores é a disputa entre Ambev e Femsa.
A Ambev negocia com os principais clubes de São Paulo (São Paulo, Corinthians, Santos e
Palmeiras) e com os dois grandes de Minas Gerais (Cruzeiro e Atlético Mineiro). A empresa quer lançar embalagens com o emblema dos clubes e usar a imagem dos times em campanhas publicitárias.
Porém, Corinthians e São Paulo F. C. já possuem acordo coma Femsa, que garante exclusividade apenas para a exposição das marcas da cervejaria mexicana nos campos de treinamento e em placas durante as entrevistas coletivas.
A ofensiva da Ambev fez a concorrente correr para apresentar uma contraproposta, mas ao que tudo indica a novela vai longe...
Não tenho informações de valores, mas a proposta da Ambev é superior no quesito abrangência do patrocínio, vai muito além dos banners e da exclusividade de comercialização da concorrente. Porém, fico me questionando até quando teremos a disputa entre marcas para definir patrocínio.
Se por um lado o valor aumenta, por outro a idéia de investir no esporte diminui. Se a concorrente patrocinar escola de samba, a outra pode largar o futebol para investir no carnaval....
28 de agosto de 2009
Motivo para investir no esporte: a concorrência
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Um comentário:
Acho que o futebol não corre esse risco, pois sempre haverá interesse de todos os lados. Mas realmente, para esportes com menos visibilidade, esse fato citado no post preocupa...
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