15 de fevereiro de 2009

Barcelona e Real Madrid no topo

Segundo pesquisa realizada na Europa pela agência Sport+Markt, o Barcelona e o Real Madrid são os clubes mais populares do continente, mesmo após queda com relação a última pesquisa, realizada em 2008. O Manchester United ficou logo atrás, na terceira posição.

A pesquisa foi realizada com aproximadamente 9.600 fãs entre 15-69 anos espalhados por 16 países da Europa.

O Barcelona está no topo da lista dos clubes mais populares com 44.2 milhões de torcedores, o Real Madrid tem 41 milhões; Manchester United, 37.6 milhões; Chelsea, 25.6 milhões e Zenit St Petersburg aparece com 23.9 milhões de torcedores.

No entanto, isso não quer dizer que há uma supremacia por parte dos times da Espanha. Os times ingleses tiveram um aumento de 14 milhões na sua base de torcedores, atingindo o total de 114 milhões de torcedores, superando a base total dos times espanhóis; o que apenas comprova esse deslocamento do centro do futebol da Espanha para a Inglaterra nos últimos meses, e que ficou evidenciada com a ida de grandes craques - muitos saindo de Barcelona e Real Madrid - para o futebol inglês.

Mais do que olhar para estes dados de uma forma estática, precisamos parar e analisar o porquê do sucesso destes clubes. Além da história repleta de títulos, que outros fatores podem ter contribuído para isso?

Grandes jogadores no elenco, uma estrutura diferenciada, um departamento de marketing criativo e patrocinadores que sabem capitalizar a imagem do clube e de seus atletas?

O que mais? O que você acha?

Um comentário:

Bruno disse...

Muito bom o questionamento, Dida.
Acredito que estes clubes entenderam a importância de serem globais. Claro que estar na Europa já é um bom começo, mas são clubes que ganham dinheiro no mundo todo.
Jogadores e títulos são pontos fortes, claro...mas há uma estratégia para conquistar torcedores ao outros locais, o que facilita a popularidade.
Quem sabe um dia teremos por aqui muitos clubes globais...