6 de janeiro de 2009

São Paulo de cara limpa

O ano começou. Os clubes se reapresentaram, prepararam o planejamento para a temporada e apresentaram os reforços.

É tempo também de estudar as parcerias, renovar patrocínios e mudar as marcas estampadas no uniforme. Porém, o São Paulo Futebol Clube continua no processo de fechar contrato e iniciará o Campeonato Paulista de uma forme diferente: sem patrocinador na camisa.

Parece estranho, uma vez que o clube paulista é o atual campeão brasileiro e um dos clubes mais bem sucedidos dos últimos anos. Mas parece que este fato está sendo um empecilho para a assinatura dos contratos com patrocinadores, já que a quantia pedida (R$ 30 milhões) está muito acima do que está sendo oferecido.

A crise no final do ano contribuiu para as empresas enxugarem as verbas e fez com que os altos valores investidos no futebol sumissem (temporariamente). Os clubes, por outro lado, continuam cobrando preços altos por espaços nos uniformes. Resultado: falta de acordo.

O São Paulo estuda algumas propostas, mas enxerga no uniforme “limpo” uma forma de divulgar que não fechou acordo com a LG, já que muitas pessoas não sabem. Também acredita que este novo uniforme pode cair nas graças dos torcedores, já que a maioria prefere a camisa do clube sem nenhum nome alheio no meio, e ser assim uma fonte de renda enquanto não fecha o patrocínio.

O fato é que parece que a crise chegou. Há pouco saiu a notícia que até o Chelsea poderia ser vendido. É tempo de entender o momento que o mundo passa e estudar novas formas de arrecadar, talvez atuando em mais de uma ponta e contando com mais fontes de receita. O famoso “custo-benefício” tem de ser cada vez mais alto.

Ou os clubes (e jogadores) entendem que as empresas estão passando pela crise e no momento não têm o mesmo poder de bala, ou ficarão todos de cara limpa. E sem nada no bolso...

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