5 de janeiro de 2009

Novos desafios para a NBA

Segundo notícia divulgada no UOL, o basquete norte americana amarga a menor popularidade desde 1981. Uma pesquisa conduzida pelo Instituto Gallup, que desde 1937 pergunta aos americanos quais os esportes que eles mais gostam de assistir, constatou que a modalidade tem hoje a preferência de apenas 9% da população norte americana - mesmo índice apontado há 28 anos pelo instituto.

Depois daquele ano, o basquete foi impulsionado por grandes jogadores como Larry Bird, Magic Johnson e Michael Jordan. Com estes três atletas a NBA viveu seu momento áureo, atingindo o ápice de popularidade com Jordan, quando 17% dos americanos disseram preferir o basquete a qualquer outro esporte.

Michael Jordan deixou a liga em 1998, e depois de anos mágicos proporcionados pelo trio, a liga se viu orfã de um jogador que conseguisse aliar alta performance, carisma e uma capacidade incrível de vender a si mesmo, a liga e, claro, outras marcas como estes três fizeram.

Além disso, o basquete teve atuações pífias em campeonatos mundiais e nas Olimpíadas. No segundo, os jogadores conseguiram reverter o jejum ao conquistar a medalha de ouro em Pequim; já no Mundial, a seleção americana não sobe ao luga mais alto do pódio desde 1994. Tudo isso contribuiu ainda mais para o declínio do basquete nos Estados Unidos.

Mas, ainda segundo a Gallup, há boa notícias para o basquete americano: o percentual de jovens e mulheres envolvidos com o jogo. Para 16% dos entrevistados de 18 a 29 anos, por exemplo, o basquete é mais relevante que o beisebol (citado por 6%).

Entre as mulheres, estrato em que o futebol americano tem seu menor índice (apenas 32% de preferência), 13% são fãs de LeBron James e outros astros da NBA, número idêntico às que preferem o beisebol.

Apesar do baixo índice de popularidade da modalidade, eu vejo perspectivas de melhora para a liga. Nos últimos anos surgiram grandes jogadores como Lebron James, Dwight Howard, Dwyane Wade e Kobe Bryant, que jogam em grandes franquias com chances reais de brigar pelo título. Além disso, na última temporada o Boston Celtics, o maior campeão da liga, voltou a conquistar o campeonato com seu trio de ferro composto por Ray Allen, Kevin Garnett e Paul Pierce.

Com isso, a liga vai retomando o nível de competitividade existente nos tempos mágicos citados acima.

A NBA, e em paralelo as marcas que patrocinam estes atletas (Nike, Adidas e Converse), também tem feito um forte trabalho de comunicação para tentar valorizar ainda mais este novo momento, que pode significar a retomada do esporte ao seu melhor índice de preferência.

Definitivamente não vai ser fácil, pelo contrário. A NBA tem nas mãos um grande desafio, mas a liga tem expandido para outros públicos (até pelo perfil dos atletas que tem surgido) e se apropriado de diferentes canais, como a internet, para tentar reconquistar o prestígio de antes.

Via UOL Esporte

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