15 de dezembro de 2008

Volta por cima Basquete

Depois de algumas tentativas frustradas de se (re)organizar nos últimos dois anos, parece que o basquete brasileiro pode entrar no rumo certo novamente.

Hoje será apresentado oficialmente o novo Nacional masculino de basquete, que será organizado por uma liga de clubes, com a diferença de que agora a liga conta com o aval da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Não é a primeira vez que uma liga independente tenta organizar o Nacional no país. Em 2006, a Nossa Liga de Basquete organizou um campeonato que não obteve sucesso. E durante todo este período os clubes se afastavam cada vez mais da CBB e vice-versa.

No entanto, ausência da seleção masculina de basquete nos Jogos Olímpicos e o mau desempenho em outros campeonatos importantes colaboraram para os desejos renovados de uma reunificação. Em Junho de 2008 as conversas tiveram início e agora ficou acertado o novo formato da competição, que irá contar com 15 times ao todo.

Um dos grandes diferenciais desta vez é a parceria com a Rede Globo, que, além de ser responsável pelo marketing do torneio, vai dividir as cotas de patrocínio e abrir espaço para cobertura na TV aberta - as partidas serão transmitidas pelo Sportv.

Espero que desta vez a iniciativa dê certo. No caso do basquete, este tipo de estrutura já é comum em mercados altamente competitivos, como é o caso dos EUA e da Espanha. A parceria com a Rede Globo também vai ser fundamental para gerar visibilidade ao torneio, pelo menos neste recomeço. Só não sei se a liga deveria 'terceirizar' o marketing do torneio repassando-o à Rede Globo, mas neste caso talvez o marketing diga respeito 'somente' à divulgação do torneio.

Apostar somente na parceria com a Rede Globo a volta dos tempos áureos do basquete não é a melhor solução. De nada vai adiantar a emissora investir o dobro no torneio se não obtiver nenhum retorno; no fim do contrato tudo volta a ser como era antes. Se a Liga deixar de fazer a parte dela, mais uma vez o projeto de reerguer o basquete nacional vai por água abaixo.

Afinal, um campeonato onde um time ou outro se destacam é chato, não gera audiência e, portanto, não traz retorno. Neste sentido, é fundamental que haja investimento nas categorias de base, nos departamentos de marketing dos clubes etc, a fim de aumentar a competitividade do campeonato e do basquete nacional como um todo.

Estamos torcendo!!

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