4 de dezembro de 2008

Shaquille O'Neal, agora no Twitter

Recentemente li duas notícias interessantes sobre atletas que participam ativamente na rede de alguma forma e achei interessante comentar um pouco mais sobre o assunto.

Depois que um internauta estava se identificando no Twitter como Shaquille O'Neal e postando mensagens para os fãs como se fosse o próprio atleta, Shaq (o verdadeiro) resolveu criar o seu próprio Twitter para estabelecer esta interação com o seu público. Agora, o atleta está achando 'divertido, e uma boa maneira de se conectar com os fãs', segundo a notícia no The New York Times.

Hoje li a notícia de que atletas da NBA e NFL estão usando os blogs em seu favor - que não é uma grande novidade, mas parece que a coisa ganhou mais adeptos nos últimos tempos. Alguns dos nomes são Dwyane Wade (Miami Heat), Gilbert Arenas (Washington Wizards),Tony Parker e o argentino Manu Ginobili (San Antonio Spurs).

Interessante notar que em ambos os casos, além de ser uma ótima forma de se conectar com o público, é uma forma de minimizar o espaço para mensagens distorcidas, que acaba acontecendo muitas vezes com as mídias tradicionais. Mais do que atletas que estão à frente e ligados às novas tendências de comunicação, estes canais de comunicação surgiram como forma de resolver este tipo de problema.

Para quem não está lembrado, não são apenas os atletas que estão se rendendo às novas formas de comunicação online. Neste ano foi a primeira vez que uma edição dos Jogos Olímpicos permitiu que os atletas blogassem direto do evento.

No Brasil, blogs de atletas ainda estão crescendo e o Twitter ainda nem faz parte desta nova forma de interação com o público. Mesmo assim, alguns já começaram a aderir aos blogs, como é o caso do ex-jogador de futebol Romário.

Espero ver cada vez mais blogs e Twitter de times (como o Siga Seu Time) e atletas, e que eles entendam que as ferramentas disponíveis na rede podem fazer a diferença para se comunicar com o público.

__

Quem tiver algum blog ou Twitter de atleta ou time bacana, pode deixar nos comentários! =)

Nenhum comentário: