A manchete 'Ministro dos Esportes destaca benefícios da Copa de 2014', no Meio & Mensagem, me fez parar uns minutos para ver se desta vez eu veria algo diferente
Parece que não. Foi mais do mesmo, de novo.
Segundo Orlando Silva, nosso ministro dos Esportes, a Copa do Mundo de 2014 é uma 'oportunidade única para estimular o turismo, a infra-estrutura e a economia do país'. Apesar de ele ter razão, a declaração não deixa de ser um pouco óbvia. Meu único ponto é que, assim como o Pan-2007, a Copa deve ser mais um evento pontual que vai estimular todos estes setores para depois tudo acabar voltando ao normal. Não há planejamento e não vejo como o governo pretende potencializar isso no longo prazo.
O PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, deve ter uma vertente exclusiva para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, o PAC da Copa. A sigla PAC, que, diga-se de passagem, foi criada brilhantemente pelo governo para mostrar à milhões de brasileiros de uma forma simples que o governo está trabalhando, vai ganhar um braço para a Copa com o mesmo objetivo.
Bizarro, mas espero que eu acabe queimando a língua...vai que dá certo (?).
Mas talvez a mais contraditória das declarações do ministro tenha sido: "Será uma grande oportunidade para que o País seja conhecido além do futebol". Copa do Mundo é igual a futebol e, em se tratando de Brasil, não dá pra acreditar que vai se falar em outra coisa. A não ser que o ministro esteja falando de samba e carnaval.
Se o governo detalhasse um pouco mais este plano, talvez ele ficasse mais crível; mas o fato é que não há motivos para achar que será diferente do que foi o Pan-2007 no Rio de Janeiro.
A impressão é que fica é que estes grandes eventos são mais uma bandeira para o governo atual, assim como outros programas vigentes.
Copa 2014. Fim ou meio?
1 de dezembro de 2008
Copa 2014. Fim ou meio?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário