A temporada 2008 de Stock Car terminou há pouco e consagrou Ricardo Maurício como campeão do ano. A próxima parada acontece em Interlagos/SP, no dia 29 de março de 2009 e a dança das cadeiras nas equipes está acontecendo a todo vapor.
Até aí parece que está tudo certo, organizado e sem nenhum problema. Porém, a organização da Copa Nextel Stock Car (sim, é esse o nome oficial) está travando uma batalha com a Rede Globo nos bastidores, pelo fato da emissora não mencionar o nome da marca em suas transmissões.
A batalha é antiga, ainda mais tratando de Rede Globo, e o problema não é apenas da Nextel, o mesmo ocorre com a Red Bull na Fórmula 1, entre outros casos. Mas a questão com a Stock Car está deixando a Nextel em uma posição delicada, uma vez que a empresa também compra espaços de publicidade para aparecer nas transmissões.
A emissora alega que o nome do evento não faz parte do seu portifólio comercializado, então não tem obrigação de citar e dar a credibilidade citando em suas transmissões.
Claro que a Globo não deveria citar o nome de todos os patrocinadores da competição, porém, o naming right (propriedade em que o patrocinador está no nome de um evento) é mais do que justo afinal é a Nextel que viabiliza a Stock Car, que conseqüentemente é conteúdo e forma da emissora ganhar dinheiro.
Fico imaginando a posição do diretor de marketing da Nextel, que no início de 2007 fechou contrato de 3 anos como a principal patrocinadora do evento, investe pesado na Stock Car e ainda tem que comprar espaço para aparecer nas transmissões. Será que se ele deixasse de bancar a competição, teria outra empresa disposta a investir? A Stock Car passou por uma crise e com certeza teve nos patrocinadores um suporte para crescer.
Não tenho muita esperança que o cenário irá mudar, mas a batalha continua nos bastidores...
* Ah, o site da competição é hospedado na Globo.com e também não traz o nome da marca no título
17 de dezembro de 2008
Stock Car 2009 – (quase) tudo pronto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
iiiii isso vai longe....é só tomar como exemplo a Libertadores....a Globo nunca falou o nome completo (Ex. Copa TOYOTA Libertadores, ou atualmente Copa SANTANDER Libertadores), isso é, o nome original + o patrocinador do Campeonato.
Postar um comentário