3 de dezembro de 2008

Os ídolos (?) de amanhã

A paixão por um clube passa por títulos, momentos históricos e heróis. No futebol, heróis são jogadores, ídolos que ganham o poder de serem imortais para uma nação por conquistas, que nem sempre são títulos.

Uma conquista pode ser um simples jogo contra um rival que ficou gravado para a história, um gol aos 46 minutos do segundo tempo, uma defesa nos acréscimos ou uma história de anos com a mesma camisa.

Uma carreira de sucesso não é coisa do acaso. Para sobreviver na selva de pedras que é o futebol (ou outro esporte) é preciso muita garra e competência. Jogadores que vestiram a camisa de seus clubes e da seleção por anos possuem destaque na parede de muitos apaixonados por futebol pelo Brasil.

Nossos clubes possuem ídolos que serão sempre ídolos, independente do tempo que passa e de outras conquistas dos clubes. Porém, pensando sobre a música, pensei no momento atual de nosso futebol.

O Brasil possui bandas que fazem parte da história do país, grupos que marcaram épocas e colecionam discos e fãs. A maioria dessas, são dos anos 80, como Titãs e Paralamas e ainda hoje lotam seus shows. Porém, o tempo passou e não se temos novas bandas para idolatrarmos daqui 20 anos. Será que não são bandas que vão sumir com o tempo? Não sei...

O Titãs irá lançar em janeiro um filme sobre a banda “Titãs. A Vida até parece uma festa.” (confira abaixo) e as pessoas irão rever momentos históricos de suas próprias vidas através da lente da banda.



E pensando no futebol. Será que os clubes terão ídolos de hoje daqui 20 anos? Hoje em dia os jogadores ficam alguns meses e já querem ir para o exterior fazer o famoso pé de meia, e quando voltam, não possuem vínculo com o clube que revelou. Claro que há exceções, porém, são poucas.

Os clubes deveriam trabalhar melhor a relação que os jogadores possuem com a camisa, tentar ao máximo “criar” ídolos e alimentar esse espaço que existe nos torcedores. Dizem que a memória do brasileiro é curta, mas por algum motivo, os ídolos nunca saem de lá...

Nenhum comentário: