A Ad Age, principal veículo de notícias sobre publicidade, acabou de divulgar os seis concorrentes a marketing do ano 2008. O motivo do post é a Nike, que é um dos concorrentes na acirrada disputa, que ainda tem a Apple, a marca de cerveja Coors, a loja de sapatos online Zappos, Barack Obama e John McCain - ambos candidatos à presidência americana.
Clicando aqui vocês podem conferir um pequeno vídeo explicativo dos feitos que fizeram a Nike concorrer ao prêmio.
Abaixo alguns pontos comentados do vídeo.
Enquanto Adidas, Puma, Reebok, Asics e New Balance continuam perdendo mercado, a Nike não pára de crescer. E um dos motivos deste crescimento é o foco em inovação da marca. Um dos maiores exemplos talvez seja o Nike+, que integra o iPod com o seu tênis de corrida e que é um verdadeiro sucesso.
A Nike hoje tem 60% do mercado de tênis de corrida (57% em 2007) e finalmente saiu da sombra de marcas como Asics e Adidas que até então eram consideradas os principais players neste segmento. A Nike soube aproveitar o crescimento que a categoria running teve, e investiu pesado. Nem preciso dizer que não é só nos EUA que a corrida cresceu; é só reparar, por exemplo, às diversas corridas promovidas no Brasil e ao número de publicações específicas para o running.
Hoje a Nike possui 48% do mercado total de footwear, o maior índice de sua história.
Além disso, a marca continua a ganhar mercado na categoria de tênis de basquete, que vem caindo ano a ano, e tem entrado em novas modalidades com resultados bastante significativos se considerarmos que até pouco tempo a marca nem sequer atuava na categoria.
Como vocês podem ver, não é pra menos que a Nike está na disputa.
O vídeo no site da Ad Age traz basicamente alguns dados de mercado que citamos acima, e nem entra muito na questão de comunicação da marca, que com certeza é um dos grandes diferenciais.
1 de outubro de 2008
Marketing do ano Ad Age | Nike
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário