9 de setembro de 2008

A Virgin do futebol

O Abu Dhabi United Group, novo dono do Manchester City, chegou com planos ambiciosos para o time da Inglaterra. No mesmo dia em que fechou a compra do clube, o Abu Dhabi United quebrou o recorde britânico com o valor mais alto acertado na transferência de um jogador quando trouxeram Robinho do Real Madrid por 40 milhões de euros.

Só que eles querem mais.

Para elevar a popularidade do Manchester City em nível mundial, a família real de Abu Dhabi está se inspirando no império construído pela Virgin, de Richard Branson.

O plano detalhado está em um documento de 83 páginas chamado 'A New Model for Partnership in Football' ('Um Novo Modelo de Parceria no Futebol'), e que revela a estratégia de reposicionamento do clube e a entrada em novos mercados como o financeiro, varejo, transporte e alimentos.

Algumas das idéias dizem respeito a acordos com a montadora indiana de automóveis, a Tata, para a criação de 'Citycars'; parceria com a China Mobile para cartões telefônicos branded, uma nova linha de produtos em acordo com a Red Bull e outras ações.

Apesar de nenhuma das parcerias terem sido confirmadas pelas respectivas empresas, não podemos negar: realmente são planos gigantes que o grupo árabe tem para o Manchester City.

No entanto, não é possível afirmar que todas essas ações irão vingar.

Contudo, achei importante postar sobre o assunto, uma vez que é projeto de visão para um clube de futebol, e que já sai atrás de times como o Milan, Real Madrid e Barcelona. Agora é esperar pra ver se o clube vai ter sucesso na transformação em uma marca poderosa.

Fica também a inspiração aos times brasileiros que têm potencial de imagem para ser explorado fora do Brasil e que, como já comentamos algumas vezes aqui no Radar Esporte, deveriam trabalhar mais a força da sua marca.

Nenhum comentário: