9 de setembro de 2008

Linha de frente

Hoje resolvi postar sobre uma experiência que tive ontem ao sair para comprar um novo tênis de futsal.

Acostumado a comprar tênis para jogar desde criança, fui acompanhado do meu irmão e um amigo - que também jogam futsal há muito tempo – mas, estava sem nenhum modelo específico na cabeça. Sendo assim, fomos a todas as lojas de esporte do shopping.

Entre modelos de diversas marcas, diferentes preços, cores e tamanhos, estava uma grande oportunidade. Não para mim, mas para as marcas que estavam ali presentes. Para a grande maioria dos consumidores que vão adquirir um produto, mas não sabem ao certo qual irão levar, os atendentes das lojas têm um enorme poder de influenciar a compra. Do simples ato de oferecer um produto que não está exposto na vitrine, a falar exatamente os atributos que aquela marca pode lhe oferecer, estas pessoas que ficam na linha de frente com os consumidores podem ser responsáveis por aumentar e diminuir a venda de produtos.

Fiquei esperando algum dos atendentes defender alguma marca com aqueles velhos discursos “esse modelo aí é o que aquele craque usa....”, “este solado diminui o impacto e isso é muito bom para o seu joelho” ou “já conhece este modelo? É muito bacana, tem saído bastante....acho que vale a pena”. Mas nada de defesa. A única coisa que me chamou a atenção em uma das lojas foi um enorme banner da Puma com a foto de Bolt e suas sapatilhas. Como o Dida disse, que garoto-propaganda.

Não contei para nenhum atendente que jogava, que estava acostumado a comprar tênis para jogar. Poderia muito bem ser uma daquelas pessoas que tem um jogo da empresa e sai desesperado para comprar uma chuteira, que na primeira informação do atendente já escolhe a marca e corre para o caixa. Não era, mas também não recebi nenhuma informação relevante.

Sempre comentamos aqui no Radar Esporte de ações, propaganda e novidades no mundo esportivo, mas parece que as empresas estão esquecendo de um trabalho forte e inovador na linha de frente com os consumidores. Tudo bem que fui em apenas um shopping, mas deu para ter uma idéia.

Sorte que estava com bons conselheiros...

Nenhum comentário: