Neste sábado, na vitória do Corinthians perante o Fortaleza, a Centauro estreou o acordo que foi firmado na última sexta-feira de patrocínio à FBA – Futebol Brasil Associados – gestora da Série B do Campeonato Brasileiro.
O acordo garante a Centauro, duas placas de publicidade em jogos do Corinthians e da Ponte Preta (duas maiores audiências do torneio) até o final do campeonato. Os jogos, que serão transmitidos pela Globo ou pela Rede TV, terão uma placa atrás do gol e outra na linha lateral do campo.
A visibilidade da marca é certa e os valores não foram divulgados, porém, como sempre fico me questionando sobre estas ações de patrocínio. Será que apenas estas ações, de compra de mídia, podem ser consideradas patrocínio?
Já citamos aqui no Radar Esporte a Centauro, quando comentamos sobre o lançamento do novo uniforme do Corinthians, que foi feito na loja do shopping Eldorado, e acredito que o patrocínio da loja esportiva poderia ir além de simples placas de publicidade.
A Centauro poderia montar lojas pop-up nos estádios durante os jogos das equipes, e fazer algumas promoções para os torcedores que forem nos jogos, através do ingresso, para assim tornar a placa de publicidade um complemento para a divulgação de sua marca.
Penso que está na hora de pararmos de achar que uma empresa que compra mídia em eventos esportivos está investindo no esporte. São ações isoladas que beneficiam muito mais a empresa que é responsável pela comercialização do que as outras partes envolvidas. Alias, estas empresas poderiam criar novos “pacotes de patrocínio” para vender.
8 de setembro de 2008
Centauro investe no futebol profissional. Será?
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