12 de novembro de 2008

Philips, PSV e o marketing esportivo

O Mundo do Marketing veiculou uma matéria bastante interessante sobre a estratégia de marketing esportivo da Philips, que é fundadora do clube holandês PSV Endhoven. Clicando aqui você pode conferir a notícia na íntegra.

Abaixo procurei ressaltar os pontos mais interessantes da estratégia:

1 - Foco na construção do time como principal ídolo da sua torcida, e não em algum jogador específico;

2 - Como o investimento do PSV é bem menor que o dos principais clubes europeus, a Philips desenvolve outras atividades, como tecnologia – já que é extremamente forte nisso - para desenvolver atletas cada vez melhores e que no futuro podem ser uma fonte de receita para o PSV;

3 - Forte investimento no estádio, que disponibiliza capacidade total em quase todos os jogos e eventos;

4 - Um time voltado exclusivamente para as crianças, o Fox Club, como forma de criar vínculo com os futuros torcedores o quanto antes;

5 - Controle da marca através de mídia própria e revista oficial do clube;

6 - Internet como forte ponto de contato com os torcedores (são cerca de 500 mil usuários);

7 - O PSV procura ter no seu elenco jogadores de países como a China para gerar visibilidade para o clube no país do atleta;

8 - Conteúdo relevante para os torcedores e com exclusividade. O clube tem um projeto onde as notícias serão divulgadas primeiro no site do clube e por mensagens via celular e depois para a imprensa.

De fato, há uma grande diferença entre a estrutura do futebol brasileiro e a do europeu, no entanto, o PSV coloca em prática algumas iniciativas que poderíamos ver com mais freqüência por aqui.

Por exemplo, a Philips desenvolve tecnologia de ponta para investir nos seus atletas, já que não consegue competir com o investimento de outros clubes europeus. Com isto, o clube busca maior competitividade e fonte extra de recursos. Ou seja, como sempre dizemos aqui no Radar Esporte, não se trata de uma simples logomarca estampada na camiseta.

A Philips procurou buscar integrar ao máximo o know-how que ela tem em tecnologia com as necessidades do clube. Tenho certeza que poderíamos ver mais iniciativas como esta por aqui.

Outro ponto interessante: conteúdo relevante, exclusivo e em primeira mão para os torcedores. Afinal, eles são a grande paixão dessas pessoas e podem ser fundamentais para espalhar as notícias.

E, finalmente, o controle da marca através de mídia desenvolvida pelo próprio time através de revistas, mídia externa etc.

O PSV com certeza traz algumas idéias interessantes. Cabe a cada clube ou organização esportiva analisar suas necessidades para criar estratégias que fortaleçam cada vez mais suas marcas e o vínculo junto aos torcedores.

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