24 de novembro de 2009

Petkovic.com | O canal oficial

Ontem no “Bem, Amigos”- programa do Galvão Bueno na SporTV – me surpreendi (e dei risada) quando o apresentador foi dar a ficha técnica do meio-campista do Flamengo Petkovic.

Com toda pompa que lhe é peculiar, Galvão leu sua ficha com informações erradas sobre a carreira do jogador que logo o corrigiu. Para se desculpar, o apresentador disse que pegou as informações com a assessoria e mostrou a ficha com os dados, que por incrível que pareça eram do Wikipédia.


Resultado: Pet disse para Galvão buscar informações na fonte, no seu site.

O craque ainda na tradicional hora de entregar camisas do time aos convidados entregou camisa de sua própria marca “Petkovic10”que carrega o símbolo do Flamengo no ombro.


Não vou entrar na análise do site tampouco na ligação do jogador com o clube na camiseta, mas no fato do planejamento completo de uma carreira. Jogador tem assessor de imprensa (jogador foi ao Programa do Jô recentemente), empresário e muitas vezes deixa na mão desses profissionais fazerem todo planejamento de marketing dos atletas.

Acho que está na hora de uma pessoa ligada aos jogadores pensarem exclusivamente nisso, em marketing e em todos desdobramentos que esta disciplina pode ter (de posicionamento à ativações na internet).

Alguns clubes já estão se estruturando como empresas e grandes jogadores devem seguir estes passos, uma vez que a carreira não precisa terminar quando o atleta pára de jogar, ao contrário, pode ser um começo para uma nova fase...

2 comentários:

Marcello De Vico disse...

Com certeza. Muitos jogadores são mais importantes que os próprios clubes, dependendo do clube e do jogador, claro. Mas acredito que esta é a tendência, e muitos jogadores já vêm percebendo que podem se promover ainda mais com algumas ações fora do campo. Muitos deles já possuem sites próprios... Mas além disso, quais seriam outras formas para o jogador se promover??

PS: o Bem Amigos tá de sacanagem né? Confiar no Wikipedia é brincadeira... hahaha

Bruno disse...

Muito bom o questionamento, Marcello.
Site, perfil no twitter, blog e outros pontos de contato são apenas um elo com os torcedores e um canal de comunicação.
Antes desse tipo de ativação, os jogadores precisam ter posicionamentos e direcionamentos na carreira. Por exemplo a Nestlé "nutrição, saúde e bem estar". Os jogadores também necessitam de direcionamentos que se encaixam com seus perfis e objetivos.
A partir daí, tudo é uma questão de adaptção para o meio (online/offine) e estratégias voltadas para tal.
Espero ter ajudado.

Abraços,