9 de novembro de 2009

O futebol e os publicitários

Profissionais de marketing geralmente são publicitários, administradores ou engenheiros. Digo geralmente porque nesse meio existem nutricionistas, professores de educação física e tantos outros profissionais de outras áreas que se preparam e tem competência para tal cargo.

O futebol está se tornando cada vez mais uma empresa e com esta mudança estão surgindo novos cargos, mesmo que não remunerados. A cadeira do marketing é uma delas, e estes profissionais dos grandes clubes geralmente são torcedores apaixonados e bem de vida que se dão ao luxo de executar tal função sem receber um real em troca. Ultimamente este cargo esta sendo ocupado por publicitários, grandes nomes da publicidade brasileira que se colocam a disposição do clube que carregam no peito.

O ultimo caso é Fábio Fernandes da F/Nazca no comando do Vasco. O publicitário e vascaíno está na linha de frente da diretoria e disposto a fazer comunicação e dinheiro para o clube.

Fico me questionando se deveríamos ter estes profissionais ou pessoas que estudaram marketing esportivo e administração esportiva para tocar esta importante posição no clube. Por enquanto fico com estes renomados colegas que estão fazendo trabalhos brilhantes por estes times.

Tenho certeza que todos têm dor de cabeça ao entrarem nessas instituições e não encontrarem administrações sérias como encontram em suas agências, mas também acho que devem ser muito mais felizes usando suas habilidades para venderem um produto tão apaixonante como são os clubes para eles.

Mas será que eles não deveriam ser pagos para tal feito? Afinal, o clube ganha e muito com o talento destes publicitários.

Penso que o que fica disso tudo, é que a combinação entre publicidade - bem feita por grandes profissionais - e esporte pode dar muito certo.

Fiquem com a entrevista feita pela Globo.com com o vascaíno e publicitário Fabio Fernandes sobre os projetos para a equipe carioca.

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Um comentário:

Marcello De Vico disse...

Acho que esses profissionais deveriam ser pagos sim pelo clube por o qual trabalham. Mas por outro lado isso tira a oportunidade de aproveitadores - que só entram no clube para roubar grana - e dá espaço para os verdadeiros torcedores, que só querem o bem do time.