17 de novembro de 2009

Pepsi vs. Coca na Copa do Mundo 2010 | Episódio 1

A Pepsi é uma das marcas que, mesmo não sendo a patrocinadora oficial da Copa do Mundo, tenta tirar uma casquinha da visibilidade que o evento proporciona. E dessa vez, parece que não vai ser diferente.

A marca tem planos de lançar muito em breve uma campanha que tem como tema jogadores de futebol e a África. A campanha também ira lançar uma música de caridade, Oh Africa, que deve contar com a participação de alguns consumidores que estão sendo selecionados através de uma ação em digital; tudo para tentar diminuir a ação da sua principal rival e patrocinadora oficial da Copa, a Coca-Cola.

Apesar de não ter informações mais específicas com relação à campanha da Pepsi, é bom ficar atento e ver como a organização da Copa do Mundo vai reagir as marcas não-patrocinadores que partem para o marketing de guerrilha e o tema da Copa para falar com os consumidores.

Recentemente, a FIFA iniciou uma batalha jurídica - da qual saiu vitoriosa - com a Metcash, rede varejista sul-africana, pelo fato da marca ter produzido uma série de pirulitos (sim, isso mesmo)com o nome de Astor Pop 2010. Segundo a FIFA, o uso do número 2010 foi uma violação às regras de uso das marcas do mundial.

É um exemplo relativamente pequeno, mas que sinaliza para o fato de que a FIFA deve fazer de tudo para fechar o cerco em torno das marcas que não patrocinam o mundial.

Mas quando a briga for entre cachorros grandes - leia-se Nike e Pepsi, apenas para citar alguns - quero ver como a organização vai fazer para bloquear iniciativas de marketing que se apropriem do tema só que de forma mais genérica. Com certeza não vai ser tão fácil como foi com a empresa que fabricou os pirulitos...

E aí, quando esses exemplos aparecem, a discussão em torno dos patrocínios oficiais de grandes eventos esportivos voltam à tona.

E tudo está apenas começando.

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